O Cruzeiro está de volta! Depois de três anos e 106 jogos disputados na Segunda Divisão, a Raposa confirmou o retorno à elite do futebol depois de vencer o Vasco por 3 a 0 , no Mineirão lotado. A vitória garantiu o time mineiro de volta a Série A com sete rodadas de antecedência, sua vaga na Série A de 2023.
O retorno do Cruzeiro para a primeira divisão coroa a primeira temporada da SAF liderada por Ronaldo Fenômeno. Antes do jogo, a torcida fez um mosaico para o gestor e ex-jogador do clube, com uma imagem de Ronaldo nos tempos que defendeu a camisa do time.
Eguinaldo tentou sair jogando e escorregou. Filipe Machado antecipou bem e roubou a bola para chutar de longe. Houve um leve desvio em Danilo Boza, e Thiago Rodrigues acabou aceitando.
No segundo tempo o Cruzeiro seguiu muito superior ao Vasco. A equipe do técnico Jorginho parecia não se encontrar em campo, enquanto os donos da casa encontravam espaços com bastante facilidade. O segundo gol saiu aos 14 minutos. Após ótimo lançamento de Wesley Gasolina, Bruno Rodrigues puxou jogada com inteligência e encontrou Edu na área, que apenas escorou para o fundo da rede.
O terceiro gol veio já aos 40 minutos. Após jogada de Marquinhos Cipriano pela esquerda, Luvannor recebeu e conseguiu chute. A bola ainda desviou, de novo, em Danilo Boza, e foi para o fundo da rede de Thiago Rodrigues.
O Cruzeiro bateu recorde de acesso mais rápido para a série A. Anteriormente, Corinthians (em 2008), Palmeiras ( 2013) e Portuguesa (2011) subiram faltando seis jogos. O Cabuloso volta a sete jogos do fim.
O Vasco, por sua vez, perdeu o oitavo jogo consecutivo fora de casa. Com 48 pontos, segue na quarta colocação. Na próxima rodada, fará jogo decisivo contra o Londrina, quinto colocado, em São Januário.