João Fonseca vence melhor do ranking argentino e é campeão em Buenos Aires

Date:

João Fonseca colocou o nome na história do tênis do Brasil neste domingo. Com apenas 18 anos, o carioca venceu o argentino Francisco Cerundolo – 28º do ranking mundial e número 1 dda Argentina  – por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6) e conquistou o ATP de Buenos Aires. Com o feito na Argentina, João tornou-se o mais jovem brasileiro a ser campeão de um torneio ATP.

O primeiro vencedor do troféu argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001. Hoje, João, que cresceu admirando o tenista catarinense, pôde levantar a taça novamente pelo Brasil. Com o resultado, o carioca virou o 68º do ranking, com um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024.

João Fonseca com o troféu de campeão do ATP 250 de Buenos Aires — Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

João Fonseca começou muito bem na partida. O brasileiro abriu 40 a 0 no serviço de Cerundolo no primeiro game. O argentino salvou dois break points, mas foi quebrado por Fonseca; ele havia sido quebrado apenas três vezes na competição.

No segundo game, porém, Cerundolo devolveu a quebra, empatando o set. O dono da casa, na sequência, confirmou o serviço e abriu 2 a 1. João também confirmou seu saque e novamente deixou tudo igual. O equilíbrio seguiu, com ambos confirmando seus saques — o de Fonseca foi de zero — e chegando a 3 a 3.

No sétimo game, João se recuperou de um 40 a 15 e quebrou o argentino mais uma vez: 4 a 3. No oitavo, o brasileiro confirmou o saque e pela primeira vez abriu dois games de vantagem: 5 a 3. Cerundolo confirmou o serviço no nono game. Mas João Fonseca também confirmou o serviço e fechou o set em 6 a 4 com um belo ace.

Francisco voltou bem ao jogo e logo confirmou o primeiro saque. Em seguida, João fechou o game com um lindo voleio e deixou o placar empatado. Cerundolo lutou para não sofrer a quebra e garantiu o serviço no sufoco. Com uma curtinha precisa e dois aces, Fonseca fechou em 2/2. Depois de dois erros não forçados, o argentino devolveu para fora e sofreu a sexta quebra em todo o torneio, terceira pelas mãos do brasileiro.

Os dois tenistas confirmaram mais dois saques para cada lado, mas João se manteve à frente, em 4/3. Com mais um ace, João garantiu o quinto game diante do argentino, se aproximando de seu primeiro título. Cerundolo, então, lembrou o brasileiro o porquê de ser o 28º do ranking. O rival animou a torcida local confirmando seu saque e devolvendo a quebra ao carioca de 18 anos.

Acaloradas, as torcidas argentina e brasileira se estranharam e houve uma pequena confusão, que foi rapidamente resolvida. Fonseca quebrou mais uma vez o adversário, mas, no game seguinte, com uma devolução de esquerda para fora, acabou empurrando o jogo para o tie-break. Em uma disparada, abriu 4/0. Cerundolo ainda conseguiu pontuar mais uma vez, mas João foi enorme e fechou a vitória emocionante em 7 a 1.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Vini Jr marca nos acréscimos e Brasil vence Colômbia por 2 a 1

Foi mais uma atuação fraca do Brasil, mas o...

Sorteio define grupos da primeira fase da Copa Libertadores

Os grupos da Libertadores 2025 estão definidos. Em sorteio...

Bahia vence Vitória por 2 a 0 e leva boa vantagem para o jogo da volta

O primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano seguiu...