Brasil vence o Chile por 3 a 0 e é campeão do Sul-Americano Sub-20

Date:

Da tragédia à glória. Depois do 6 a 0 humilhante pra Argentina na rodada, o Brasil soube superar o baque, deu a volta por cima e terminou campeão do torneio Sul-Americano Sub-20. A vitória pro 3 a 0 diante do Chile carimbou o título. Os gols da seleção brasileira foram marcados por Deivid Washington, Pedrinho e Ricardo Mathias. Com a vitória, os comandados de Ramon Menezes se sagraram campeões do torneio, com campanha invicta na fase final. Houve a expectativa de fazer contas e o título ser decidido no saldo de gols em caso de uma vitória da Argentina sobre o Paraguai, o que não aconteceu.

Jogadores do Brasil sub-20 comemoram com a taça de campeão sul-americano. (foto: JUAN BARRETO / AFP)

A Seleção Brasileira começou mal a partida. Os brasileiros rodaram a área chilena, mas não tiveram um lance de real perigo. Em compensação, o Chile perdeu quatro oportunidades, três delas claras para gol.. Na primeira chance, Pizarro, na frente do goleiro Felipe Longo, furou um chute. Já Rossel perdeu três vezes. Na primeira, o goleiro Longo, o melhor do Brasil, fechou o ângulo e defendeu com o pé. Em outra, finalizou mal. Depois, cabeceou para defesa parcial de Longo. Mas,  na sobra, com o goleiro batido, isolou. Fim do primeiro tempo. O Brasil  com mais posse de bola (55%). Contudo,  finalizando menos e mal.

Na volta do intervalo, Ramon sacou dois homens de frente (Wesley e Gustavo Prado) e colocou Alisson e David Washington para tentar dar maior força ofensiva. Ao menos, o Brasil passou a ter mais determinação e chegou ao gol em lance de oportunismo e sorte. David Washington recebeu de Pedrinho pela esquerda, saiu da marcação e chutou. O goleiro Sáez foi mal, espalmando para dentro do gol. Ele voou para salvar, mas a bola entrou completamente. O Brasil abria o placar.

Pouco depois, o Chile ficou com dez jogadores (Román foi expulso), o que facilitou a situação. Aos 40 minutos, após ligação de Arthur, Ricardo roçou e deixou Pedrinho, que entrou livre e tocou por cima na saída do goleiro. Aos 43, após escanteio cobrado por Pedrinho, Ricardo cabeceou e fez 3 a 0. No fim, Pedrinho deu uma caneta no chileno Arce e gerou início de confusão.

Esse foi o 13º título do Sul-Americano Sub-20 conquistado pelo Brasil (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011, 2023 e 2025). Ramon Menezes chegou ao segundo troféu do torneio. Além do troféu, a Seleção Brasileira está garantida no Mundial Sub-20 junto a Argentina, Colômbia e Paraguai. A competição está prevista para setembro deste ano e será realizada no Chile, que conseguiu vaga por ser o país-sede.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Vini Jr marca nos acréscimos e Brasil vence Colômbia por 2 a 1

Foi mais uma atuação fraca do Brasil, mas o...

Sorteio define grupos da primeira fase da Copa Libertadores

Os grupos da Libertadores 2025 estão definidos. Em sorteio...

Bahia vence Vitória por 2 a 0 e leva boa vantagem para o jogo da volta

O primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano seguiu...