Botafogo vence São Paulo por 2 a 1 e é campeão brasileiro após 29 anos

Date:

O ano já era histórico depois da conquista da Libertadores. Agora, se transformou em uma raridade no futebol. Neste domingo, o Botafogo venceu por 2 a 1 o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, com gols de Savarino e Gregore – William Gomes descontou – e conquistou o tri do Campeonato Brasileiro. O troféu não vinha desde 1995.

Ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo igualou a marca do Santos de Pelé em 1962 e 1963 e do Flamengo em 2019.Um feito e tanto.

O Glorioso terminou o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais do que o vice-campeão Palmeiras. O time somou 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e sofreu 29 gols, sendo a melhor defesa. O São Paulo ficou em sexto lugar, com 59 pontos.

Jogadores do Botafogo comemoram com a taça de campeão brasileiro no Nilton Santos. (foto: Mauro PIMENTEL / AFP)

O jogo não teve qualquer problema para o Botafogo. O time dependia apenas de um empate para ser campeão sem depender do resultado do Palmeiras. O mínimo de tensão acabou aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Savarino fez um gol com a marca do Botafogo. Marlon Freitas roubou a bola no campo de ataque, passou para Igor Jesus que deixou o camisa 10 livre para abrir o placar.

O São Paulo demonstrou pouquíssimo interesse no jogo. Ainda assim, no segundo tempo, William Gomes aproveitou uma falha de Marlon Freitas para empatar o jogo aos 17 minutos. A partir desse momento, os dois times passaram a arriscar muito pouco. Até que, nos acréscimos, Gregore, um símbolo da capacidade física do Botafogo, roubou a bola em uma saída errada de Jandrei e Santi Longo e finalizou para garantir a vitória e sacramentar a conquista.

Agora o Botafogo, agora, volta as atenções para a Copa Intercontinental. Na quarta-feira, o time pega o Pachuca, em Doha, pelas quartas de final da competição. O vencedor do confronto pega o Al Ain, dos Emirados Árabes, na semifinal. O Real Madrid já está garantido na final.

Com o título brasileiro, o Botafogo também garantiu a participação na Supercopa em 2025. O adversário na disputa pela taça será o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. O jogo será no dia 2 de fevereiro, no Mangueirão, em Belém.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Jokic alcança marca que apenas Wilt Chamberlain havia batido há quase 60 anos

Incrível! Nikola Jokic teve mais uma atuação brilhante na...

Chinesa de apenas 13 anos bate recorde asiático nos 200m medley

A sensação chinesa da natação Yu Zidi, de apenas...

Norris vence GP de São Paulo; Bortoleto abandona corrida na primeira volta

O britânico Lando Norris dominou o GP de São...

Ramon Abatti Abel volta apitar no Brasileiro e deixa jogo escoltado

A volta do árbitro Ramon Abatti Abel em competições...