Campeão da Conmebol Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo perdeu por 3 a 0 para o Pachuca, nesta quarta-feira (11), no estádio 974, em Doha, no Qatar, e deu adeus ao sonho da Copa Intercontinental. Com um golaço de Idrissi e outros de Deossa e Rondón, o time mexicano, vencedor da Concacaf, eliminou o Alvinegro e conquistou o dérbi das Américas.
Já na escalação Artur Jorge deixou claro que o Botafogo precisava de fôlego. Ao deixar Alex Telles, Marlon Freitas, Savarino e Almada no banco, o treinador optou por uma melhor condição física que acabou sendo importante para equilibrar um primeiro tempo de muitas disputas de corpo e correria. O Pachuca tentou subir a pressão, dificultar a saída de bola, e o Botafogo tratou de apostar em bolas longas para Luiz Henrique e Matheus Martins. O resultado foi uma etapa inicial sem muita emoção.
Só que na volta do intervalo tudo mudou. Logo no início do segundo tempo, o Pachuca abriu o placar com um verdadeiro golaço. No lance, Idrissi tirou de Adryelson, limpou Barboza e tocou no cantinho para abrir o marcador.
Depois de levar o gol, Artur Jorge mexeu no time. Júnior Santos, Almada, Marlon Freitas e Savarino entraram nas vagas de Igor Jesus, Eduardo, Allan e Matheus Martins, respectivamente.
Em desvantagem, o Botafogo foi para cima em busca do empate e, consequentemente, deixou espaço lá atrás. E foi assim que os mexicanos ampliaram. Aos 20, Deossa arriscou e contou com a falha de John para fazer 2 a 0.

Pachuca festeja gol contra o Botafogo (Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari)
Foi então que o treinador alvinegro tentou a última cartada: Mateo Ponte no lugar de Tiquinho Soares. A desvantagem de dois gols fez com que o Botafogo se abrisse e oferecesse espaços para contragolpes. E o Pachuca os utilizou com eficiência. Rondón fez o terceiro e os mexicanos estiveram mais próximos de ampliar do que o Botafogo de descontar. No fim, o 3 a 0 fez jus a quem teve mais perna e eficiência em Doha.
Agora, o Pachuca vai enfrentar o Al Ahly, do Egito, na ”semifinal”. A bola rola às 14h (de Brasília), no sábado. A decisão acontece na quarta-feira (18), também às 14h (de Brasília), contra o Real Madrid.