Um jejum de 32 anos caiu na NFL neste domingo. O Detroit Lions venceu uma partida de playoffs pela primeira vez desde 1992, ao bater o Los Angeles Rams por 24 a 23 em casa, no Ford Field de Detroit, na primeira rodada da pós-temporada. Agora, esperam o vencedor de Tampa Bay Buccaneers x Philadelphia Eagles na segunda-feira para saber quem precisará derrotar, novamente em casa, para encerrar outra seca de 32 anos: a de chegar à final da Conferência Nacional (NFC).
Era um jogo emocional para os Lions, e não somente pela expectativa de enfim derrubar o tabu de nove derrotas consecutivas e conquistar apenas a segunda vitória em playoffs nos últimos 65 anos. O confronto com os Rams marcava um reencontro com o quarterback Matthew Stafford, ídolo da equipe por 12 anos, mas que jamais teve a oportunidade de jogar em casa nos playoffs enquanto estava em Detroit. Em 2021, ele foi trocado por Jared Goff e, em seu lugar no Los Angeles Rams, conquistou o título do Super Bowl em fevereiro de 2022.
Jared Goff, do Detroit Lions, faz passe no jogo contra o Los Angeles Rams — Foto: Gregory Shamus/Getty Images
O jogo foi movimentado do começo ao fim com diversas boas jogadas do ataque e defesa. As primeiras seis posses de bola foram de pontuação. O primeiro punt só veio na última posse do primeiro tempo.
O Detroit Lions começou com a bola e logo marcou um touchdown com corrida de uma jarda do corredor David Montgomery. Os Rams responderam com um field goal de 24 jardas do chutador Brett Maher. Ainda no primeiro quarto, o calouro Jahmyr Gibbs correu por 10 jardas e marcou o segundo touchdown dos Lions na partida.
No começo do segundo quarto, o também calouro e recordista Puka Nacua recebeu um passe de 50 jardas de Matthew Stafford e deixou o placar em 14 a 10. Puka, que já tinha batido o recorde de jardas recebidas por um calouro na temporada regular, teve um jogo de 181 jardas, que significa outro recorde: o calouro com mais jardas recebidas em um jogo de playoffs.
Antes do primeiro punt e consequente final do primeiro tempo, ainda tiveram dois touchdowns. Outro calouro que brilhou na temporada regular, o tight end Sam Laporta recebeu passe de duas jardas de Jared Goff e marcou o touchdown. E em outro passe longo de Matthew Stafford, o recebedor Tutu Atwell colocou mais sete pontos no placar. Ao final do primeiro tempo, 21 a 17 para os Lions.
O segundo tempo foi dominado por field goal. O Detroit Lions chutou de 54 jardas com Michael Badgley, enquanto Brett Maher chutou de 27 e 29 jardas para deixar o placar em 24 a 23. O Los Angeles Rams teve chances de virar a partida, mas na última posse o jogo corrido do Detroit Lions funcionou e acabou dinamitando o relógio.
Depois do primeiro título da NFC North, os Lions conseguiram uma vitória muito aguardada pelos torcedores. Jared Goff teve um jogo muito correto com 22 passes certos em 27 tentados para 277 jardas. O recebedor Amon-Ra St. Brown atingiu as 110 jardas em 7 recepções.
O próximo jogo dos Lions será domingo (21) contra o Philadelphia Eagles ou Tampa Bay Buccaneers.