O Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca. Após empate sem gols em um primeiro tempo equilibrado, Ayrton Lucas e Pedro marcaram na segunda etapa para colocar o time rubro-negro em vantagem. O Tricolor terminou o clássico com um jogador a menos após expulsão do lateral-direito Samuel Xavier. O técnico Fernando Diniz também foi expulso por reclamação.
Diferentemente da semifinal, o Fluminense (campeão da Taça Guanabara) não tem vantagem na final do Carioca. Caso vença o jogo de volta por dois gols de diferença, o título será disputado nos pênaltis.
Ayrton Lucas foi o nome do jogo. Alias, o jogador tem sido um dos principais nomes do Flamengo na temporada. Após um primeiro tempo com poucas chances perigosas, o time rubro-negro contou com a boa noite do lateral-esquerdo para sair da marcação do Fluminense e encontrar o caminho dos gols. Aos 5 minutos da etapa final, Ayrton Lucas recebeu de Cebolinha na área e finalizou no canto esquerdo de Fábio para abrir o placar. Depois, aos 22, o camisa 6 fez bela jogada, passou pela marcação na área e cruzou para trás para Pedro mandar para as redes.
A situação do Fluminense ficou ainda mais complicada dois minutos após o segundo gol do Flamengo. Samuel Xavier entrou de sola em Ayrton Lucas e recebeu o vermelho direto. O técnico Fernando Diniz não gostou da decisão, discutou com o árbiro e também foi expulso. Sem o treinador à beira do campo e com um a menos desde os 24 minutos, o Tricolor não encontrou forças para diminuir a vantagem rubro-negra.