Na abertura da 21ª rodada do Campeonato Inglês, Liverpool e Chelsea fizeram um jogo até com bons momentos, mas não conseguiram movimentar o placar na manhã deste sábado no Anfield. Com gol anulado de Havertz por impedimento logo no começo, os Blues jogaram melhor no primeiro tempo e levaram perigo para Alisson, mas viram os donos da casa melhorarem e equilibrarem a partida na etapa final. 0 a 0 que deixa as duas equipes estacionadas no meio da tabela.
Com o empate, as duas equipes seguem no meio da tabela e somam agora 29 pontos, mas o Liverpool, que tem 19 jogos realizados, leva vantagem nos critérios de desempate e ocupa a oitava posição. O Chelsea está em 10º, com 20 partidas disputadas. A distância para o G-4 pode aumentar para 12 pontos nesta rodada.
As duas equipes volta a campo pela Premier League no início de fevereiro. No dia 3, o Chelsea recebe o Fulham. O Liverpool visita o Wolverhampton no dia 4, mas antes tem compromisso pela Copa da Inglaterra, no dia 29 de janeiro, contra o Brighton.
A partida teve um marco especial para Jürgen Klopp. O treinador completou 1000 jogos como técnico na carreira. Agora são 411 pelo Liverpool, além de 319 pelo Borussia Dortmund e 270 pelo Mainz. O alemão tem 538 vitórias, 240 empates e 222 derrotas.
O Clássico teve também a estréia de Mudryk, relacionado pela primeira vez, o atacante ucraniano de 22 anos, contratado recentemente por cerca de 100 milhões de euros, teve oportunidade de entrar na segunda etapa na lugar de Hall e correspondeu. Fez boas jogadas individuais e levou muito perigo em uma delas, após driblar Milner e Joe Gomez dentro da área.