Deu Real Madrid no primeiro clássico da temporada 2022/23. Neste domingo, no Santiago Bernabéu, os donos da casa levaram a melhor diante do Barcelona e venceram por 3 a 1. Em jogo da 9ª rodada, os merengues abriram dois gols de vantagem já na primeira etapa, com Benzema e Valverde. No segundo tempo, Ferrán Torres diminuiu, mas Rodrygo, de pênalti, concretizou a vitória do Real.
Em contra-ataque mortal, Vini Jr. preencheu no vazio e tentou o chute. Ter Stegen fez boa defesa, mas a bola sobrou para Benzema. O camisa 9 não desperdiçou e fez 1 a 0 para os merengues.
Aos 35 minutos, o Real Madrid fez 2 a 0. E em grande estilo. Após contra-ataque puxado por Vinicius Jr., o brasileiro serviu Tchouaméni de calcanhar. O francês tocou para Mendy, que achou Valverde na entrada da área. O uruguaio chutou firme e cruzado para ampliar.
Na segunda etapa, logo nos primeiros minutos, o Real Madrid voltou a marcar. Vinicius Jr. fez um lançamento magnífico para Benzema. O francês dominou, partiu para cima da defesa, limpou um marcador e bateu de canhota para marcar. Só que o VAR entrou rápido em cena, viu impedimento do francês e anulou o gol.
O Barcelona reagiu na parte final. Aos 83 minutos, Ansu Fati fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Lewandowski. O camisa 9 tocou de letra e deixou na medida para Ferran Torres diminuir.
Aos 44 minutos, o VAR entrou em ação e chamou o árbitro para marcar um pênalti de Eric Garcia em cima de Rodrygo. O próprio brasileiro foi para a cobrança, fez e fechou a vitória.
Os dois rivais chegaram à partida deste domingo empatados na liderança e com campanha quase idênticas. Com a vitória, o Real Madrid se isolou no topo do Campeonato Espanhol, com 25 pontos. O Barça fica na segunda posição, com 22. Na próxima rodada, os merengues visitam o Elche, enquanto os catalães recebem o Villarreal.