Um quarto período espetacular do Boston Celtics marcou o primeiro jogo das finais da NBA. O time perdia por 15 pontos na reta final do terceiro quarto, mas impôs uma avalanche de 40 a 16 no último período e derrubou o Golden State Warriors por 120 a 108. Essa foi a primeira derrota em casa do time de San Francisco nestes playoffs, após nove vitórias.
Mesmo com um Jason Tatum mais apagado na pontuação, mas importante na armação, a equipe de Boston contou com as atuações dos coadjuvantes. Al Horford anotou 26 pontos e 6 rebotes. Jaylen Brown também compareceu com 24 pontos, 7 rebotes e 5 assistências. Marcus Smart, com 18 pontos, fez o trabalho no ataque e na defesa. Tatum acertou apenas 3 de 17 arremessos de quadra, para 12 pontos. Mas ofereceu 13 assistências aos companheiros
A partida também marcou mais uma quebra de recordes do imparável Stephen Curry. O camisa 30 dos Warriors quebrou o recorde de bolas de 3 em um período de jogo de Finais na história e terminou com 34 pontos, mas mesmo assim não foi o suficiente. Curry terminou com 34 pontos, 5 rebotes e 5 assistências. Andrew Wiggins fez 20 pontos e 5 rebotes. Klay Thompson colaborou com 15 pontos. Num jogo típico, Draymond Green fez 4 pontos, 11 rebotes, 5 assistências e teve problemas de faltas.
Algumas outras marcas foram igualadas ou derrubadas. Os 24 pontos de vantagem no último período empataram a maior diferença em um quarto na história das finais da NBA. As 40 cestas de três dos times somados – 21 a 19 para Boston – foram o maior número já visto na série decisiva. Boston anotou 9 só no último quarto (em 12 tentativas), empatadas como a maior marca de qualquer quarto em finais. Golden State havia vencido 13 vezes consecutivas o jogo 1 em casa nos playoffs.