O Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0 no Maracanã, nesta quarta-feira, e conquistou o título do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência. Samuel Lino marcou o gol que garantiu a taça, ainda no primeiro tempo. O jogo foi marcado pela comemoração da torcida com a conquista da Libertadores e pelo recorde de público, com mais de 73 mil pessoas presentes.
Com a conquista, o rubro-negro chegou ao nono título brasileiro da história. São oito do Brasileirão e um da Copa União. Com isso, o Flamengo se isola como segundo maior campeão do país, atrás apenas do Palmeiras, com 12.
A primeira etapa foi quase um monólogo do Flamengo. Com a missão de vencer para ser campeão, o Rubro-Negro foi para cima do Ceará, mas encontrou um adversário muito bem fechado e que deu poucos espaços. Com dificuldade de infiltrar, a principal aposta era nos chutes de fora da área. Enquanto isso, os visitantes assustaram algumas – poucas – vezes com bolas alçadas, que preocuparam a comissão técnica, mas nada que fizesse Rossi trabalhar muito. Aos 36, Lino conseguiu boa jogada com Carrascal e abriu o placar.
Na segunda etapa, Oo Flamengo diminuiu o ritmo e viu as substituições fazerem o Ceará ganhar mais campo. Mesmo assim, tentou esfriar o confronto para garantir, sem grandes sustos, a vitória. O time voltou a empilhar chegadas ao ataque, mas não conseguiu ampliar. Nem precisou. O gol de Lino garantiu o título do Brasileirão.

Equipe do Flamengo levantando a taça do Brasileirão • Buda Mendes/Getty Images
Filipe Luís alcançou o quinto título como técnico no intervalo de um ano. Treinador assumiu a equipe em outubro de 2024 e, desde então, foi campeão de praticamente todos os torneios que disputou.
Remanescentes da geração 2019, Arrascaeta e Bruno Henrique continuam fazendo história no Flamengo. Na noite desta quarta-feira, a dupla conquistou mais um Campeonato Brasileiro, disparando na lista dos maiores campeões do clube entre jogadores.
17 títulos: Arrascaeta e Bruno Henrique
13 títulos: Zico, Júnior e Gabigol
12 títulos: Léo Pereira, Gerson, Diego Ribas e Willian Arão
11 títulos: Diego Alves, Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, Renê e Vitinho
10 títulos: Pedro, Filipe Luís, Leandro, Adílio, Andrade e Cantarelli
9 títulos: Michael
Agora o Flamengo cumpre tabela na última rodada do Brasileirão contra o Mirassol, fora de casa. A partida, inicialmente marcada para domingo, pode ser antecipada para sábado. Mesmo assim, o Rubro-Negro viajará com uma equipe alternativa, porque irá antecipar a ida para o Intercontinental, no Catar. Já o Ceará joga a vida contra o Palmeiras no domingo, em casa.
