João Fonseca vence Andrey Rublev, número 9 do mundo, e avança no Australian Open

Date:

Incansável, João Fonseca segue fazendo história. No auge dos 18 anos, João Fonseca vai lembrar para sempre do primeiro jogo em uma chave principal de Grand Slam. Nesta terça-feira (14), o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0 e avançou à segunda rodada do Australian Open. As parciais foram de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), em 2h23min. O estreante na competição vai agora enfrentará o italiano Lorenzo Sonego, em duelo previsto para quarta.

João Fonseca comemora vitória – Reprodução/X @AustralianOpen

O primeiro set de Fonseca numa chave principal de Grand Slam foi marcado pelo equilíbrio. Apesar do confronto entre um 112º do ranking e o atual nono colocado, o brasileiro jogou de igual para igual com o russo do primeiro ao último ponto.

A parcial contou bons saques de ambos os lados. Fonseca disparou sete aces e só teve o saque ameaçado uma única vez, sem ceder a quebra. Ao mesmo tempo, o brasileiro não conseguiu nenhum break point, o que acabou levando a disputa para o tie-break. No desempate, Fonseca abriu 4/0, esbanjando solidez em seus golpes. Rublev não esboçou reação e o brasileiro aproveitou o primeiro de cinco set points para fechar em 7/1.

Fonseca levou o ritmo do tie-break para o segundo set. E passeou em quadra nos três primeiros games. No segundo, obteve a primeira quebra de saque da partida. E quase repetiu o feito no quarto game, quando Rublev suou para manter seu serviço. Disparando bolas vencedoras de diferentes cantos da quadra, o brasileiro encaminhou o segundo set até com certa tranquilidade.

O terceiro set contou com mais oscilações de ambos os tenistas. Pela primeira vez na partida, Fonseca baixou o ritmo no início. Acabou, assim, perdendo o saque pela primeira vez, no quarto game. Rublev abriu 3/1 e parecia esboçar reação. O brasileiro, contudo, reagiu prontamente e devolveu a quebra logo no game seguinte.

A partir do 4/4 no placar, os dois tenistas passaram a protagonizar uma batalha franca, com bons momentos de ambos os lados. O duelo precisou ser decidido no tie-break, quando Fonseca começou na frente e aproveitou o nervosismo de Rublev, que chegou a jogar a raquete no chão num momento de fúria, para encaminhar o histórico triunfo em sua carreira para a festa da torcida brasileira presente na segunda quadra mais importante do complexo.

Com o resultado em Melbourne, João entrou provisoriamente no top 100 do ranking do circuito masculino. A lista oficial só sairá depois do Australian Open, mas o jovem aparece na 98ª posição em uma atualização em tempo real. Ele chegou ao Grand Slam como 112º colocado, depois de dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Liverpool vence Lille por 2 a 1 e Salah entra pra lista dos 10 maiores artilheiros da Champions

O Liverpool venceu mais uma e garantiu a classificação...

Djokovic supera Alcaraz e avança para semifinal do Australian Open

Novak Djokovic está pela 50ª vez em uma semifinal...

Barcelona fica no empate de 1 a 1 com o Getafe e perde chance de encostar na liderança

O Barcelona desperdiçou uma ótima chance de encostar na...