Praticamente no último lance, o Palmeiras ganhou sobrevida na briga pelo título do Brasileirão. Sem a presença de público, o time paulista venceu o Cruzeiro por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada com os portões fechados no estádio por determinação da CBF. Gols só no segundo tempo. Matheus Pereira abriu o placar para a Raposa. Maurício, ex-Cruzeiro, deixou tudo igual. Aos 44, Estêvão, outra cria da Toca, fez um golaço cobrando falta e garantiu a vitória palmeirense. Com o resultado, o Palmeiras chega à última rodada três pontos atrás do Botafogo. O Cruzeiro se complica na disputa de uma vaga na Libertadores 2025 e e faz as contas para a última rodada.
Estêvão é celebrado em vitória do Palmeiras no Mineirão (Foto: Cesar Greco)
O primeiro tempo no Mineirão foi ataque contra defesa. Precisando da vitória para manter vivo o sonho do título brasileiro, o Palmeiras encurralou o Cruzeiro e finalizou oito vezes ao gol. Do outro lado, porém, encontrou um inspirado Cássio, que levou a melhor sobre Estêvão, Felipe Anderson, Richard Ríos e Raphael Veiga.
Na segunda etapa, o castigo para o Palmeiras quase veio em dois contra-ataques. No primeiro, Lautaro Díaz recebeu de William, ganhou na velocidade dos zagueiros e chutou em cima de Weverton. Na sequência, Matheus Pereira acertou na rede pelo lado de fora.
Logo aos seis minutos do segundo tempo, Aníbal Moreno saiu jogando errado, William puxou contra-ataque e deu assistência para Matheus Pereira abrir o placar para o Cruzeiro. O Palmeiras quase empatou na sequência com Flaco López e Raphael Veiga.
A pressão surtiu efeito aos 15 minutos. Richard Ríos fez boa jogada individual e passou para Maurício finalizar. A bola desviou no meio do caminho e enganou Cássio. O Palmeiras foi com tudo atrás da virada. Ríos e Maurício mandaram por cima do travessão.
A partida ficou aberta, com os dois times buscando a vitória. E ela veio para o Palmeiras. Aos 45 minutos do segundo tempo, Estêvão chamou a responsabilidade na cobrança de falta e acertou o ângulo de Cássio.
Faltando uma rodada para o fim do campeonato, o Palmeiras aparece na segunda posição com 73 pontos, três a menos que o líder Botafogo. Na última rodada, o Verdão enfrenta o Fluminense, no Allianz Parque, e o time carioca recebe o São Paulo, no Rio de Janeiro. O Cruzeiro surge na nona colocação da tabela, com 49 pontos, um a menos Bahia, que ocupa o oitavo lugar dentro do G-8, grupo de times que se classificam para Libertadores 2025