Aos trancos e barrancos a França vai avançando na Eurocopa. Com um futebol longe daquele que encantou o mundo num passado recente, o time francês venceu a Bélgica por 1 a 0 e avançou para as oitavas de final. A rede só balançou uma vez na Merkur Arena, em Dusseldorf, e justamente com um gol contra de Kolo Muani, aos 39 da segunda etapa.
A França é a primeira seleção a chegar nas quartas de final da Eurocopa sem marcar um gol com bola rolando. Contra a Áustria, o gol francês foi marcado pelo zagueiro austríaco Wöber. Contra a Polônia, Mbappé marcou o gol francês de pênalti. Na partida de hoje, a França foi beneficiada novamente com um gol contra.
Chute de Kolo Muani desvia em Vertonghen na partida entre França e Bélgica nas oitavas da Euro (Foto: Getty Images)
A partida entre França e Bélgica tem estatíticas impressionantes. Os franceses finalizaram 20 vezes ao longo de todo o jogo, mas só acertaram o alvo em uma tentativa, de acordo com os dados da Uefa. Além do domínio nas tentativas de chutes para marcar, a seleção francesa teve mais posse de bola que a adversária em todo o jogo. Mesmo assim, os belgas foram mais perigosos nos lances agudos, acertando a direção do gol francês em três oportunidades, obrigando o goleiro Maignan, um dos destaques da partida, a fazer grandes defesas.
Com a pontaria pouco afiada, o time de Didier Deschamps precisou da ajuda de um adversário para fazer o gol que garantiu a classificação para as quartas da Euro. Vertonghen desviou chute de Kolo Muani no fim da segunda etapa e tirou as chances de defesa de Casteels. Após o placar ser aberto, a Bélgica tentou pressionar em busca do empate, mas não chegou ao objetivo. A França avança para as quartas de final com três gols na campanha: dois contra e um de pênalti.