Podia ter sido mais. O jogo mais esperado da fase de grupos da Euro 2024 foi mais unilateral do que se imaginava. A Espanha dominou a Itália o tempo todo e venceu por 1 a 0 com um gol contra marcado por Calafiori no segundo tempo. Apesar da derrota, Donnarumma foi um dos grandes destaques do confronto com muitas defesas importantes para manter o placar o menor possível. Com o triunfo, os espanhois carimbam vaga nas oitavas da competição e garantem o primeiro lugar do Grupo B.
Nico Williams e Lamine Yamal ajudaram a seleção espanhola a criar as chances mais perigosas da primeira etapa. Enquanto isso, os italianos confiavam em saídas de contra-ataque, que não aconteceram. A primeira finalização da Itália saiu somente nos acréscimos e longe do gol, já a Espanha bateu nove vezes, sendo quatro na direção da meta de Donnarumma.
Na segunda etapa, a história seguiu igual. Pressão espanhola no ataque, principalmente pelas pontas. Foi por lá que Nico Williams cruzou para Donnarumma espalmar dentro da área, e Calafiori desviar para o próprio gol (gol contra). Apesar de estar atrás do placar, a Itália tentava reagir, mas não conseguia. Já na reta final do jogo, depois de muitas mudanças dos técnicos, os italianos chegaram com um pouco mais de perigo, mas não o suficiente para empatar a partida.
Jogadores da Espanha comemoram gol contra da Itália (Foto: Leon Kuegeler/Reuters)
Apesar do segundo lugar no Grupo B, a seleção italiana ainda pode ficar de fora das oitavas de final da Euro 2024. Para garantir a classificação ao mata-mata sem precisar fazer contas basta vencer a Croácia na última rodada da fase de grupos. A partida será na segunda-feira, às 16h (horário de Brasília). Croácia e Albânia também ainda têm chances de classificação, mas precisam vencer e rever o saldo de gols. A seleção comandada por Sylvinho enfrenta a Espanha no mesmo horário.