É campeão. O dia 17 de junho vai ficar marcado como a data mais importante do século para os Celtics. Assim como aconteceu há exatos 16 anos – quando a equipe conquistou o 17º título em cima dos Lakers-, a franquia de Boston foi campeã ao lado da torcida no TD Garden, desta vez em cima dos Mavericks. O time de Dallas não conseguiu levar a disputa para o jogo 6, nesta segunda-feira, e os Celtics cravaram o título da NBA por 106 a 88 . Assim, a série fechou em 4 a 1. Jaylen Brown foi coroado como o MVP das finais.
A vitória veio graças a mais uma grande atuação coletiva da equipe, principalmente na defesa. Desde o início, os donos da casa não deixaram Luka Doncic e Kyrie Irving jogarem, e sufocaram o ataque dos visitantes.
Boston Celtics é campeão da temporada 2023/24 na NBA — Foto: Getty Images
A partida começou bastante equilibrada, mas foi praticamente decidida nos últimos dois minutos do primeiro quarto. Com uma corrida de 11 a 3, o Boston abriu 10 pontos de vantagem.
No segundo período, os Mavericks até ameaçaram encostar, mas uma nova corrida nos dois minutos finais do quarto, dessa vez de 13 a 4, fez com que os Celtics fossem ao intervalo com 21 pontos de vantagem e a vitória na mão.
No início do segundo tempo de jogo, Luka Doncic e Irving tinham feito apenas 14 pontos no TD Garden. Enquanto a dupla de Dallas não se encontrava na final, os jogadores de Boston seguiram acertando muitas bolas de três e alcançaram vantagem de 26 pontos: 78 a 52. A partir daí, os Celtics não deram espaço para os adversários. Com uma torcida que não parava de apoiar o time, os anfitriões fecharam o terceiro quarto por 86 a 67.
No último quarto do jogo, o Dallas Mavericks não conseguiu mais se recuperar. Mesmo com mais de vinte pontos de vantagem em muitos momentos no último período, os Celtics não diminuíram o ritmo. Jayson Tatum e Jaylen Brown mostraram uma forte sintonia em quadra e chamaram a responsabilidade do jogo: 100 a 78.
Agora, Boston se isola como o maior vencedor de todos os tempos. Até esta temporada, os celtas estavam empatados com o Los Angeles Lakers na liderança, com 17 títulos. Agora, os Lakers ficam como os segundo maiores vencedores. Em terceiro lugar está o Golden State Warriors, com sete títulos. O Chicago Bulls, com seis, e o San Antonio Spurs completam a lista dos cinco maiores vencedores.