Com show de Ademola Lookman, a Atalanta venceu o Bayer Leverkusen por 3 a 0, na final da Liga Europa, colocou ponto final na invencibilidade de 51 jogos do time de Xabi Alonso. Esse foi o primeiro título continental de da história do clube e quebrou um tabu de 63 anos sem conquistas da equipe.
A Liga Europa é apenas o oitavo título em mais de 100 anos de história da Atalanta. Campeã seis vezes da Série B italiana, a Dea (Deusa em italiano), como é conhecida, ergueu a Copa da Itália em 1962/63. Desde então, não levantava nenhum troféu de primeiro escalão.
Time da Atalanta com o troféu de campeão da Liga Europa (Foto: Getty Images)
O time italiano abriu o placar logo aos 12 minutos, com Lookman se antecipando à marcação de Palacios para finalizar na área. Aos 26, o atacante nigeriano marcou o segundo gol, dando uma caneta no volante adversário e finalizando colocado da entrada da área. Já na segunda etapa, o camisa 11 marcou o terceiro, pedalando e finalizando forte de pé esquerdo.
Nascido na Inglaterra, com naturalização pela Nigéria, Ademola Lookman foi revelado pelo Charlton Athletic e teve passagens pelos ingleses Everton, Fulham e Leicester, além do alemão RB Leipzig, antes de chegar à Atalanta há dois anos.
Há oito temporada no comando da Atalanta, Gian Piero Gasperini enfim conseguiu consolidar o belo trabalho em troféu. O treinador, que já chegou a levar a equipe a fases de mata-mata da Champions League em temporadas anteriores, supera a saída de jogadores importantes e volta a fazer ótima campanha. Após o quarto lugar no Campeonato Italiano e vice-campeonato na Copa da Itália.