A seleção brasileira feminina tem um novo comandante. O treinador Arthur Elias, atualmente no Corinthians, assume o lugar de Pia Sundhage, demitida na quarta-feira. O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na tarde desta sexta-feira. O projeto da entidade é manter a comissão técnica para os próximos quatro anos, abrangendo os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e a Copa do Mundo de 2027, pleiteada pelo país para ser sede.
Arthur Elias, que só se dedicará exclusivamente à seleção brasileira após a Libertadores feminina, trouxe alguns profissionais da comissão técnica do Corinthians. Marcelo Rossetti, preparador físico; Edson Júnior, preparador de goleiras, e Tiemi Saito, nutricionista. O auxiliar de longa data Rodrigo Iglesias irá se juntar depois à comissão. Ele ficará no comando do clube paulista a partir do dia 11 de setembro até o fim do período da data Fifa.
Junto com a anúncio também veio a primeira convocação para a data Fifa de setembro, que acontecerá entre os 18 e 26. A CBF abriu mão desses amistosos para decidir a nova estrutura do futebol feminino com calma, mas vai usar o período dos jogos para reunir o grupo e fazer treinamentos. Foram chamadas 30 jogadoras, entre elas a atacante Cristiane, do Santos, que retorna à seleção. Das 26 jogadoras (contando as três suplentes) chamadas por Pia para Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, apenas seis atletas não estão no primeiro chamado de Arthur Elias: a goleira Bárbara, as zagueiras Lauren e Mônica, e as meias/atacantes Andressa Alves, Aline Gomes e Gabi Nunes.
Confira a lista
Goleiras: Letícia (Corinthians), Luciana (Ferroviária), Camila (Santos), Kemelli (Corinthians)
Zagueiras: Rafaelle (Orlando Pride-EUA), Tainara (Bayern de Munique-ALE), Kathellen (Real Madrid-ESP) e Antônia (Levante-ESP)
Laterais: Tamires (Corinthians), Yasmim (Corinthans), Kati (Corinthians), Bruninha (NJ/NY Gotham)
Meias: Ary Borges (Racing Louisville-EUA) Luana (Corinthians), Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (OL Reign-EUA), Ana Vitória (PSG), Brena (Santos)
Atacantes: Kerolin (North Carolina Courage-EUA), Debinha (KC Current-EUA), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Manchester United), Nycole (Benfica), Gabi Portilho (Corinthians), Jhennifer (Corinthians), Eudimilla (Ferroviária), Amanda (Palmeiras), Adriana (Orlando Pride-EUA), Marta (Orlando Pride-EUA) e Cristiane (Santos)