De novo ele. Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizado neste domingo (9), em Silverstone No oitavo triunfo do bicampeão Max Verstappen na temporada. Foi a vitória 43 da carreira do holandês, a oitava do ano, rumo ao tricampeonato na F1.
Correndo em casa, Lando Norris foi eleito o piloto do dia pelo site oficial da Fórmula 1. O britânico aproveitou uma largada ruim de Verstappen e assumiu a liderança da corrida antes da primeira curva. Algumas voltas depois, o piloto da McLaren não conseguiu segurar o ritmo impressionante de Verstappen e Red Bull. No fim, Norris cruzou a linha de chegada na segunda posição.
Lewis Hamilton completou o pódio na terceira posição. O piloto da Mercedes aproveitou um Safety Car – depois que o Haas VF-23 de Kevin Magnussen pegou fogo – para fazer seu pit stop e retornar à pista na terceira posição. Mesmo com pneus macios, contra os duros de Norris, Hamilton não conseguiu ultrapassar seu compatriota na relargada
Oscar Piastri confirmou o fim de semana incrível da McLaren em Silverstone e terminou na quarta posição. O australiano ameaçou Verstappen na primeira volta, mas não conseguiu passar o líder do mundial.
O resultado da McLaren dá sinal verde ao pacote de atualizações do time, que modificou sua asa dianteira, bico e suspensão traseira sucedendo ajustes na Áustria. Piastri recebeu neste fim de semana as mesmas melhorias que Norris já tinha obtido no Circuito de Spielberg, quando chegou em quarto.
George Russell foi o quinto colocado. Em luta direta com Charles Leclerc, o britânico foi privilegiado por uma boa estratégia da Mercedes contra uma não tão boa assim da Ferrari. Leclerc perdeu várias posições e precisou fazer uma parada extra, cruzando a linha de chegada na nona posição. Carlos Sainz também foi prejudicado pela estratégia e pelo Safety Car. Depois da relargada, o espanhol tinha pneus duros e usados contra um grid repleto de pneus macios. Ele perdeu três posições e terminou em décimo.
Confira o resultado final do GP da Inglaterra de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) George Russell (Mercedes)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
8) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
9) Charles Leclerc (Ferrari)
10) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
11) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
12) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
17) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
OUT) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT) Esteban Ocon (Alpine/Renault)