Espanha vence Croácia nos pênaltis e é campeã da Liga das Nações

Date:

A Espanha é campeã da Liga das Nações. A seleção espanhol volta a faturar um título no futebol masculino, depois da geração que faturou duas edições da Eurocopa, em 2008 e 2012, e a Copa do Mundo de 2010. Jordi Alba é o único remanescente da última conquista. Já a Croácia, vice-campeã da Copa em 2018 e semifinalista da Copa 2022, seguem sem nenhum título desde a independência da antiga Iugoslávia, em 1991. . O terceiro lugar ficou com a Itália, que venceu a Holanda por 3 a 2, também neste domingo.

Após empate sem gols no tempo regulamentar, o time espanhol levou a melhor sobre a Croácia nos pênaltis, por 5 a 4, e se sagrou campeã da Liga das Nações, em Roterdã, na Holanda. Unai Simón brilhou pegando as cobranças de Majer e de Petkovic, e Carvajal foi o responsável por garantir o título para a seleção espanhola, batendo de cavada na bola.

Apesar da presença em massa de croatas na torcida (pelo menos 80%), foi à Espanha que começou melhor, aproveitando o nervosismo da defesa da Croácia para quase marcar em duas oportunidades nos primeiros minutos. Um chute despretensioso em que Livakovic quase engoliu um frango e uma saída errada em que Gavi ficou com a bola e chutou raspando a trave. Mas, depois do susto e com a apoio da torcida, a Croácia se postou melhor em campo e teve chances muito perigosas com Kramaric, Pasalic e numa cabeçada de Perisic. Os times também tentaram muitos chuveirinhos, mas sem sucesso.

No segundo tempo o jogo continuou movimentado. As seleções sempre procurando o ataque, mas as defesas levando a melhor. Chance claríssima, apenas uma, aos 39, quando dois reservas mostraram serviço: Merino encontrou Fati na marca do pênalti e o atacante do Barcelona chutou. O goleiro Livakovic estava batido, mas Perisic tirou quando a bola estava entrando. Mas a Espanha terminou em cima, com Asensio chutando mal uma bola que recebeu bem colocado pela direita.

Com os times cansados, veio à prorrogação (e a Croácia surpreendentemente com duas substituições enquanto a Espanha fez cinco) as chances seguiram aparecendo. Olmo isolou uma da entrada da área para a Espanha. A Croácia reclamou muito de um pênalti não marcado em Majer. No segundo tempo, a Espanha pressionou muito pela esquerda, com Andu Fati quase como um ponta. Mas a defesa croata se fechou muito bem, segurando o empate que levou a decisão para os pênaltis.

Espanha levanta a taça da Liga das Nações após vitória contra a Croácia (Foto: Piroschka Van De Wouw/Reuters)
spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Manchester United goleia o Everton por 4 a 0 na primeira vitória de Rúben Amorim pela Premier League

Neste domingo, o Manchester United conseguiu a primeira vitória...

Real Madrid vence o Getafe por 2 a 0 e fica a um ponto do líder Barcelona

O Real Madrid venceu o Getafe, neste domingo, por...

Verstappen barra pressão de Norris, vê adversário punido e leva GP do Qatar

Uma semana depois de garantir o tetracampeonato mundial, Max...

Liverpool domina Manchester City, vence por 2 a 0 com direito e segue líder disparado

O Liverpool não deu chances para o Manchester City...