O Barcelona é campeão espanhol. Quatro anos depois, o time está de volta ao topo na Espanha. Neste domingo, jogando fora de casa, a equipe bateu o Espanyol por 4 a 2 e conquistou o título da LaLiga com quatro rodadas de antecedência. Lewandowski, duas vezes, Balde e Koundé marcaram para os campeões, e Puado e Joselu descontaram. O elenco do Barça erguerá a taça no próximo jogo no Camp Nou, contra a Real Sociedad, no sábado.
Essa é a 27ª vez que a equipe da Catalunha leva o caneco, sendo o primeiro pós-Messi. O Barcelona é o segundo time com mais conquistas da La Liga, só atrás do Real que conta com 35 taças. O terceiro mais vencedor é o Atletico de Madrid, com 11 troféus.
Autor do primeiro e do terceiro gol do Barcelona, Lewandowski chegou a 21 no campeonato e aumentou a vantagem sobre Benzema no ranking de goleadores da competição – o francês do Real Madrid tem 17. Caso confirme a artilharia, será a sexta seguida do polonês em ligas nacionais, depois de conseguir cinco pelo Bayern no Campeonato Alemão, onde tem sete ao todo.
Oito vezes campeão espanhol como jogador do Barcelona, Xavi conquistou o título pela primeira vez como técnico na temporada de estreia na função no clube. É a segunda taça em 2022/23, depois da conquista da Supercopa da Espanha em janeiro, sobre o Real Madrid.