A seleção brasileira fez – até o momento – o melhor jogo no Catar e goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 nesta segunda-feira, no estádio 974. Com a vitória, o Brasil e avançou às quartas de final da Copa do Mundo onde agora encara a Croácia.
Essa, aliás, é a 8ª vez seguida que o Brasil chega às quartas de um Mundial, feito que só a Alemanha conseguiu na história. Desde que o formato das oitavas de final passou a ser adotado em 1986, os alemães avançaram para as quartas em 1986, 1990, 1994, 1998, 2000, 2006, 2010 e 2014. Já o Brasil, passou das oitavas em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.
Os gols foram de Vini Júnior, Neymar, Richarlison e Paquetá – Paik Seung-Ho descontou. Reforçado pelas voltas de Danilo e do próprio Ney, o time brasileiro definiu a partida ainda na primeira etapa, quando fez os quatro gols e chamou a atenção pelo grande volume ofensivo.
A partida começou movimentada, com o Brasil pressionando a defesa coreana em busca do gol. Logo aos 7 minutos, Raphinha faz a jogada pela direita, ganha de dois marcadores, e cruza do fundo da área para Vini Júnior abrir o placar.
Logo em seguida, aos 13, Vinicius Júnior tentou o cruzamento da ponta esquerda para área, Richarlison tirou a bola do defensor, porém foi derrubado dentro da área. O juiz francês Clement Turpin marcou pênalti para o Brasil, convertido por Neymar- ele agora tem 76 gols pela Seleção nas contas da Fifa, que exclui jogos contra clubes e combinados. E por este critério, está a um de igualar Pelé como o maior artilheiro com a camisa do Brasil.
Aos 28, ainda no primeiro tempo, Richarlison fez boa jogada e tocou no meio para Marquinhos que passou para Thiago Silva e, de primeira, enfiou no meio da área de volta para Richarlison bater na saída do goleiro.
Aos 36, Vinicius Júnior recebeu de Neymar dentro da área pela esquerda, levou para o fundo e cruzou pelo alto. Lucas Paquetá, livre, bateu de primeira, marcando o quarto gol brasileiro.
No segundo tempo, a seleção brasileira tirou o pé e controlou o jogo. A Coreia conseguiu descontar com Paik, após belo chute de fora da área, sem chances para goleiro Alisson.
Brasil e Croácia vão disputar uma vaga na semifinal na próxima sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação. Quem vencer vai enfrentar na fase seguinte o ganhador do confronto entre Holanda e Argentina, que também jogam na sexta, às 16h (horário de Brasília), no Lusail.