Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers disputaram na noite desta quinta-feira o primeiro duelo da final da temporada da NBA, que terá necessariamente um campeão inédito. Jogando em casa com as arquibancadas lotadas, o Thunder sofreu uma virada dolorida para os Pacers no último segundo. O responsável pelo feito foi Tyrese Haliburton. Vitória por 111 a 110. O segundo jogo da série melhor de sete acontece domingo, novamente em Oklahoma.
Decisivo nos playoffs e protagonista nas eliminações inesperadas de Milwaukee Bucks, Cleveland Cavaliers e New York Knicks, Tyrese Haliburton voltou a chocar o mundo com a frieza nos momentos decisivos. Após perder durante todo o jogo, os Pacers passaram à frente do placar apenas uma vez e foi faltando menos de um segundo, quando a bola de Haliburton foi convertida.
Esta foi a quinta vez nos playoffs que ele converteu a cesta da vitória a cinco segundos do fim. O jogador tem aproveitamento impressionante (13/15 pontos) nos últimos dois minutos de jogo na temporada.

Tyrese Haliburton celebra vitória do Indiana — Foto: Getty
A equipe de Oklahoma mostrou o cartão de visitas aos Pacers logo nos minutos iniciais. Com a defesa mais eficiente da temporada, considerada uma das melhores da história da NBA, o time comandado por Mark Daigneault sufocou o Indiana. Como consequência, foram impressionantes 19 ‘turnovers’, contra apenas 4 do OKC. O início dos Pacers foi considerado um dos piores das finais da NBA.
Shai Alexander e cia. tiveram 18 arremessos a mais que os adversários no primeiro tempo e só não aumentaram a vantagem por conta do mau aproveitamento. Shai marcou 12 pontos só nos primeiros 12 minutos e foi o líder da equipe, mostrando mais uma atuação consistente. O Thunder chegou a abrir 10 pontos de vantagem já no primeiro quarto e foi para o vestiário com 12.
Na volta dos vestiários os Pacers aumentaram o ritmo da partida e começaram a atacar em poucos segundos de posse, uma das estratégias que caracterizou a equipe ao longo do ano. Mas do outro lado o Thunder aceitou o desafio e também acelerou as ações, contando com a mão quente de Lu Dort para manter a vantagem. Mesmo quando Indiana tentava se aproximar com os arremessos distantes de Thomas Bryant e as infiltrações de Siakam, Thunder conseguia recuperar a diferença anterior.
O período derradeiro teve um Indiana acreditando em mais uma das viradas que levaram a franquia até a final. Obi Toppin e Myles Turner calibraram a mão na linha dos três pontos emplacaram uma corrida de 2 x 12, derrubando a desvantagem para apenas quatro pontos. Mas na hora de chegar de vez, os arremessos não caíram. Melhor para o Thunder, que continuou centralizando as ações em Shai, que garantiu bons pontos na linha do lance livre.
Restando pouco mais de dois minutos Nesmith e Nembhard apostaram em jogadas individuais e conseguiram seis pontos em sequência, deixando a diferença em apenas três pontos. Com quarenta e dois segundos, Siakam descolou mais dois, deixando tudo em apenas um tento. O Thunder tentou garantir a vitória com Shai Gilgeous-Alexander, mas o arremesso do MVP, que forçou a infiltração contra a marcação de Nembhard, não caiu. O rebote ficou com os Pacers, que deixaram a bola com Haliburton. O astro de Indiana carregou a bola até o ataque e chutou de média distância, logo após pisar dentro do perímetro para mais uma virada histórica restando menos de um segundo no cronômetro: 110 x 111.