O Mundial de 2025 da F1 tem um novo líder: Oscar Piastri. Vencedor do GP da Arábia Saudita deste domingo, o australiano largou em segundo lugar e jogou duro com Max Verstappen, aproveitando uma punição de 5s ao holandês pole position para confirmar o terceiro triunfo do ano valendo a liderança do campeonato. O tetracampeão chegou em segundo e Charles Leclerc foi terceiro, garantindo o primeiro pódio da Ferrari do ano. Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em 18º.
Piastri, que também já venceu nos GPs da China e Bahrein neste campeonato, desbancou o colega Lando Norris da posição. Ele agora sustenta 99 pontos na tabela, dez a mais que o companheiro de equipe, que cruzou a linha de chegada em quarto após largar do décimo lugar – graças a uma batida na classificação deste sábado.

Oscar Piastri comemora vitória no GP da Arábia Saudita da F1 2025 — Foto: Zak Mauger/LAT Images
O brasileiro Gabriel Bortoleto largou de pneus médios em 20º e aproveitou o safety car na primeira volta para aderir aos compostos duros, com os quais superou a marca de 40 voltas; ainda assim, avançou pouco, chegando a ser advertido por um toque com Fernando Alonso quando andava em 15º.
A largada teve disputa milimétrica entre Verstappen e Piastri — que acabou em penalização. Os dois primeiros colocados ficaram lado a lado até a primeira curva, onde o piloto da Red Bull acabou “cortando caminho” para, segundo ele, evitar o choque. Os comissários, no entanto, puniram o atual campeão com cinco segundos pela manobra.
Tsunoda e Gasly bateram segundos depois e geraram bandeira amarela. O japonês acertou a roda dianteira na traseira do francês, e ambos acabaram abandonando após choque com o muro. O safety car foi acionado.
Norris e Hamilton deram show de ultrapassagens a partir da volta 12. O britânico da McLaren iniciou a sequência na reta principal, mas logo tomou o troco. Norris chegou a assumir novamente a 6ª posição pouco tempo depois, mas o heptacampeão, novamente, respondeu. A batalha terminou melhor para o jovem de 25 anos, que conseguiu se desvencilhar de vez do compatriota.
A primeira troca de pneus dos pilotos da frente teve, finalmente, a troca de posições, já que o então líder Verstappen pagou seus cinco segundos e voltou atrás de um veloz Piastri — na frente de Russell e atrás do velho conhecido Hamilton, que ainda não havia feito seu pit stop.
Ultrapassado, Bortoleto quase acertou Alonso. O brasileiro da Sauber, ao tentar dar o troco em Lawson na reta principal, acabou jogando o carro para a direita e, por pouco, não encostou no carro do veterano espanhol. Alonso precisou cortar caminho para não bater e, rapidamente, devolveu a posição ao estreante da temporada.
Piastri (finalmente) lidera, e Leclerc desbanca Russell. O australiano tomou a dianteira somente na volta 35, quando seu companheiro de equipe fez a segunda parada e caiu para a 5ª posição. Enquanto Verstappen apareceu na vice-liderança, Leclerc deixou Russell para trás e assumiu o 3° lugar. A corrida não contou com grandes emoções a partir da troca de posições.
Pódio em Jeddah?
1 – Oscar Piastri (McLaren)
2 – Max Verstappen (Red Bull)
3 – Charles Leclerc (Ferrari)
Classificação geral?
1 – Oscar Piastri (McLaren): 99 pontos
2 – Lando Norris (McLaren): 87 pontos
3 – Max Verstappen (Red Bull): 87 pontos
4 – George Russell (Mercedes): 73 pontos
5 – Charles Leclerc (Ferrari): 32 pontos