Em duelo entre duas potências do vôlei no Sabiazinho, em Uberlândia, o Cruzeiro mostrou garra, força e disciplina e venceu o Trentino por 3 sets a 1 para faturar o pentacampeonato do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. De quebra, o time mineiro igualou os próprios italianos como maiores campeões mundiais da modalidade.
O time mineiro chegou aos cinco títulos e igualou justamente o Trentino, até então maior campeão da competição. As conquistas do Cruzeiro no Mundial foram em 2013, 2015, 2016, 2021 e agora em 2024.
Cruzeiro comemora título do Mundial de Clubes, conquistado diante do Trentino — Foto: Volleyball World
No primeiro set, o Cruzeiro conseguiu abrir uma boa vantagem e teve Wallace como destaque. Apesar da boa parcial, o time mineiro chegou a ceder o empate, mas fechou com vitória por 25 a 22.
Com menos força no saque, o Cruzeiro facilitou a recepção do Trentino no segundo set. Com a bola nas mãos, o levantador Riccardo Sbertoli conseguiu colocar os atacantes da equipe italiana em boas situações para fechar em 25 a 20.
No terceiro set, o time mineiro abriu boa vantagem, mas viu os italianos encostarem no placar com boa passagem de Alessandro Michieletto pelo saque. Mas o levantador Matheus Brasília também estava inspirado. Ele entrou no saque com a partida em 18 a 16 e saiu apenas no fim, com a vitória por 25 a 16.
A quarta parcial começou com muitos erros dos dois lados. Aos poucos, o Cruzeiro se encontrou no set e abriu 8 a 4 em bola para fora de Bartha. O Trentino encostou em 9 a 8, mas os brasileiros reassumiram as rédeas do embate e fizeram 13 a 9.
No embalo da torcida que lotou o Sabiazinho, o clube mineiro administrou a vantagem até 17 a 13. Nesse momento, o Trentino reagiu em boa passagem de Sbertoli pelo serviço e diminuiu a desvantagem para um ponto. Mas foi o máximo que conseguiu: Wallace desafogou a rede, e o Cruzeiro manteve o ímpeto para fechar o set em 25 a 22, o jogo em 3 a 1 e a campanha do Mundial com o pentacampeonato.
Mais cedo, o Foolad Sirjan, do Irã, ganhou do Lube Civitanova, da Itália, de virada por 3 sets a 2 e ficou com o terceiro lugar. Os iranianos comemoram muito e conquistaram a torcida em Uberlândia.