Ucraniana quebra recorde mundial de quase 37 anos no salto em altura

Date:

Histórico! Yaroslava Mahuchikh quebrou um dos recordes mundiais mais antigos do atletismo. Neste domingo, a ucraniana de 22 anos voou a 2,10m para vencer o salto em altura da etapa de Paris da Diamond League e superar em um centímetro a até então melhor marca da história, estabelecida pela búlgara Stefka Kostadinova em 30 de agosto de 1987, há quase 37 anos.

Yaroslava Mahuchikh quebra recorde mundial do salto em altura — Foto: REUTERS/Manon Cruz

Atual campeã mundial do salto em altura, Yaroslava não era nem nascida quando Kostadinova saltou a 2,09m de altura. Nenhuma outra mulher na história havia igualado a marca. Era o quinto recorde mundial mais antigo entre as provas olímpicas do atletismo – Marita Koch, da antiga Alemanha Oriental, tem o recorde mais antigo, completando os 400m rasos em 47s60 no dia 6 de outubro de 1985, há quase 39 anos.

Neste domingo, a ucraniana de 1,80m de altura confirmou a vitória ao superar o sarrafo a 2,07m de altura na segunda tentativa. Já era a melhor marca da carreira de Mahuchikh. Ela então tentou o recorde mundial e passou de primeira os 2,10m.

Mahuchikh vai ser favorita ao ouro nas Olimpíadas de Paris. Ela foi bronze nos Jogos de Tóquio. Além do título mundial do ano passado, tem duas pratas. Em Mundiais Indoor, a ucraniana tem um ouro e uma prata.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Vini Jr marca nos acréscimos e Brasil vence Colômbia por 2 a 1

Foi mais uma atuação fraca do Brasil, mas o...

Sorteio define grupos da primeira fase da Copa Libertadores

Os grupos da Libertadores 2025 estão definidos. Em sorteio...

Bahia vence Vitória por 2 a 0 e leva boa vantagem para o jogo da volta

O primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano seguiu...