O primeiro 0 a 0 da Euro saiu justamente de um dos jogos mais aguardados. Holanda e França ficaram no empate sem gols, nesta sexta-feira, na segunda rodada do Grupo D da Eurocopa. Apesar do placar em branco, a partida foi movimentada e teve boas chances de gols, entre elas a bola na rede de Xavi Simons, anulada por impedimento de Dumfries. Com fratura no nariz, Kylian Mbappé foi poupado e não saiu do banco de reservas.
As duas seleções buscaram a vitória e tiveram bons momentos na partida. Do lado francês, dois gols perdidos por Griezmann chamaram atenção. No primeiro tempo, o atacante furou na hora de finalizar após passe mal feito por Rabiot. O meio-campista, inclusive, estava de frente para o goleiro e poderia ter finalizado, mas preferiu rolar para o companheiro. Já no segundo tempo, o atacante do Atlético de Madrid desperdiçou mais uma grande chance na pequena área, após bom passe de Kanté.
Frimpong finaliza com a marcação de Theo Hernández em Holanda x França (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
A Holanda também teve boas oportunidades, principalmente no primeiro tempo, quando parou em duas grandes defesas do goleiro Maignan. Na segunda etapa, apesar de ter sido dominada pela França, chegou ao gol em chute de Xavi Simons após boa trama de Gakpo com Memphis Depay. No entanto, o lance foi anulado por impedimento de Dumfries, que estava próximo do goleiro, e a arbitragem interpretou que ele interferiu na jogada.
Kylian Mbappé ficou no banco de reservas durante os 90 minutos . Após sofrer uma fratura no nariz no primeiro jogo da competição, contra a Áustria, o atacante foi poupado da partida desta sexta. De máscara, ele participou do aquecimento antes do jogo, mas ficou no banco até o fim. Com 80 jogos e 47 gols pela França, Mbappé é o principal destaque da seleção francesa, já tendo levantado a traça da Copa do Mundo, em 2018, e da Liga das Nações da Uefa, em 2021.
Após vencerem na primeira rodada, Holanda e França chegaram aos quatro pontos com o empate e encaminharam as vagas nas oitavas de final. Na Eurocopa, além dos dois primeiros lugares de cada grupo, também avançam as quatro melhores campanhas dentre os terceiros colocados. Nas duas últimas edições da Euro, as únicas em que o torneio foi realizado com o atual formato, nunca uma equipe com quatro pontos ficou de fora das oitavas. Inclusive tendo três casos de classificação com apenas três pontos. A Holanda é líder e a França vice no Grupo D, seguidas por Áustria, com três pontos, e Polônia, que ainda não pontuou.