Com gols de Richard Ríos e Gustavo Gómez, o Palmeiras venceu o Independiente del Valle por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Allianz Parque, e garantiu vaga antecipada nas oitavas de final da Conmebol Libertadores (Lautaro Díaz fez o gol dos equatorianos). A vitória fez o time paulista assumir também a liderança geral do torneio, o que se confirmado ao fim da fase de grupos vai dar a vantagem de decidir em casa os mata-matas. Nas últimas sete edições, a equipe alviverde terminou a fase de grupos com a melhor pontuação em seis oportunidades, sendo campeã duas vezes.
O Palmeiras foi melhor do que o Independiente del Valle no primeiro tempo, no Allianz Parque. Embora o time equatoriano tenha chegado com perigo em algumas oportunidades, como em chute de Caicedo defendido por Weverton, o Verdão foi mais efetivo. Tanto que abriu 2 a 0 na etapa inicial. O primeiro gol, aos 35 minutos, foi marcado por Richard Ríos, em cobrança de falta. O chute saiu forte, mas o goleiro do Del Valle colaborou (a bola foi em cima dele). Nos acréscimos, aos 47 minutos, o Verdão vez o segundo, com Gustavo Gómez em cobrança de pênalti. Primeiro tempo de respeito dos donos da casa na Conmebol Libertadores.
Richardo Ríos comemora gol do Palmeiras contra o Del Valle (Foto: Marcos Ribolli)
Na etapa final, o Independiente del Valle foi para cima em busca da reação e chegou a diminuir com Hoyos, aos quatro minutos. Mas o árbitro marcou impedimento. Aos poucos, o Palmeiras conseguiu amenizar a tentativa de pressão do time equatoriano e chegou com perigo, até marcando mais um gol com Gómez. Só que corretamente anulado por impedimento. Mas a equipe visitante não desistiu e iniciou uma reação aos 19, com belo gol de Lautaro Díaz. O gol assustou um pouco os donos da casa, mas com o passar do tempo o controle voltou para o Verdão, e o placar não mudou.