O São Paulo iniciou a Copa do Brasil em grande estilo. Na noite desta quinta-feira, no Mangueirão, em Belém, o Tricolor, com reservas, venceu o Águia de Marabá por 3 a 1, de virada, e deu grande passo para avançar às oitavas de final do torneio no qual é o atual campeão. O time paraense atuou com um jogador a menos desde os 31 minutos do primeiro tempo, quando Wander levou cartão vermelho. Todos os gols do jogo saíram depois desse lance. Os donos da casa, por sinal, marcaram primeiro, com Wender. A virada do São Paulo veio com Juan, autor de dois gols de cabeça ainda na etapa inicial. No segundo tempo, Luiz Gustavo fez o terceiro dos visitantes.
Luiz Gustavo em Águia de Marabá x São Paulo (Foto: Fernando Torres/AGIF)
O primeiro tempo teve pressão total do São Paulo, que chegou a ter 75% da posse de bola. Foram muitas jogadas pelo lado direito, explorando as descidas de Galoppo, mas a principal chance veio aos 17 minutos, quando Luiz Gustavo recebeu dentro da área e chutou na trave; na sobra, com o goleiro já batido, Juan também carimbou a trave – a arbitragem marcou impedimento do atacante, num lance ajustado. A pressão ficou ainda maior depois dos 27, quando Wander acertou o rosto de Patryck em disputa no ataque do São Paulo e acabou expulso após recomendação do VAR ele havia levado cartão amarelo em campo. Logo depois, porém, foi o Águia que abriu o placar: Wender (com “e” mesmo) acertou um chutaço de canhota sem chances para o goleiro Jandrei. A reação do Tricolor foi rápida. Aos 36 e aos 40, Juan, de cabeça, colocou o São Paulo em vantagem em jogadas idênticas: cruzamento da direita. No primeiro gol, por Galoppo. No segundo, por Erick.
Na etapa final, o time paulista manteve o domínio total sobre o Águia de Marabá. Tanto que chegou com perigo em chute de Erick logo no começo do segundo tempo. Na sobra, Michel Araujo fez boa jogada para concluir, mas foi derrubado. No VAR, o árbitro avaliou a possibilidade de pênalti, mas marcou falta do jogador do Tricolor antes na jogada. Com bom volume ofensivo, o terceiro gol era questão de tempo. E foi. Aos 17 minutos, Luiz Gustavo acertou belo chute da entrada da área e ampliou a vantagem tricolor na partida. No restante da partida, o São Paulo continuou com domínio total e sem sustos na defesa. Mas não conseguiu o quarto gol no Mangueirão.
O jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, será no dia 22, às 21h ( de Brasília), no Morumbis. O São Paulo pode até perder por um gol de diferença para avançar às oitavas de final. O Águia de Marabá necessita vencer por dois gols para levar a decisão para os pênaltis. E por três para se classificar no tempo normal.