Com um gol solitário de pênalti, convertido por Berenguer, ainda no primeiro tempo, o Athletic Bilbao derrotou o Atlético de Madrid por 1 a 0, em pleno Metropolitano, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Rei. O jogo ficou marcado pelas oportunidades desperdiçada de ambas as equipes, e o time de Diego Simeone teve uma penalidade anulada nos acréscimos da segunda etapa. Agora, o time basco tem vantagem de empate na segunda partida.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, Renildo derrubou Prados dentro da área e o árbitro assinalou pênalti para o Athletic. Na cobrança, Berenguer deslocou o Oblack e converteu.
Berenguer cobra pênalti para o Athletic Bilbao contra o Atlético de Madrid (Foto: Juan Medina/Reuters)
No final da partida, aos 47 minutos do segundo tempo, o árbitro Alejandro José Hernández Hernández marcou pênalti de Yeray Álvarez em Morata. Mas após revisão do VAR, comandando por Barbero Sevilla, o lance foi anulado por impedimento.
E o placar de 1 a 0 foi pouco. A partida teve ao todo, 29 finalizações. No entanto apenas oito na direção das metas, sendo cinco do Atlético de Madrid, e três do Athletic Bilbao, o que ajuda a explicar o placar magro do duelo.
As equipes fazem o jogo da volta da semifinal da Copa do Rei no próximo dia 29/02, às 17h30 (horário de Brasília), no San Mamés. O gol fora de casa não é critério de desempate. O Athletic tem vantagem do empate. Caso o Atlético de Madrid vença por um gol de diferença, a decisão irá para prorrogação e pênaltis