Nesta sexta-feira (26), Tottenham e Manchester City se enfrentaram em Londres, pela 4ª rodada da Copa da Inglaterra. Com gol nos minutos finais de Nathan Aké, os Citizens venceram por 1 a 0 e foram às oitavas. Além de vencer o primeiro duelo diante dos Spurs na casa nova do adversário, o City ainda marcou o primeiro gol, desde 2019, no Tottenham Hotspur Stadium.
Assim que a bola rolou em Londres, as duas equipes fizeram um primeiro tempo sem grandes emoções. Mas, quem levou mais perigo foram os Citizens, que inclusive chegaram a abrir o placar. E logo nos minutos inicias. Aos 4, Kyle Walker cruzou na área, Phil Foden finalizou para o gol e, no rebote, Oscar Bobb mandou para o fundo das redes. Porém, após revisão junto ao VAR, o árbitro anulou por impedimento.
No segundo tempo, as entradas de Kevin De Bruyne e Doku deram um fôlego maior aos comandados de Pep Guardiola. O belga, inclusive, teve uma grande chance de abrir o placar, mas desperdiçou.
Aos 43 minutos, após confusão dentro da área, Aké aproveitou e mandou para o fundo das redes, conseguindo a tão sonhada classificação para o time de Manchester. Os jogadores do time da casa reclamaram de falta no lance, mas o VAR revisou e apontou para o centro do campo, confirmou o gol.
Jogadores do City comemoram gol com Aké – Foto: GLYN KIRK/AFP via Getty Images / Esporte News Mundo
Agora, o Manchester City aguarda sorteio para conhecer o próximo nas oitavas de final do torneio. Antes disso, portanto, entra em campo pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, contra o Burnley, às 16h30 (de Brasília) de quarta-feira (31), no Etihad Stadium. Ao mesmo tempo, o Tottenham encara o Brentford, em casa.
Assim, a equipe comandada por Pep Guardiola, atual campeã, segue viva na busca pelo oitavo título da competição. Anteriormente, os Citizens venceram o torneio em 1904, 1934, 1956, 1969, 2011, 2019 e 2023.
Já os Spurs, oito vezes campeão da FA Cup, dão adeus ao tradicional campeonato eliminatório. A última conquista do clube na Copa foi em 1991. Portanto, amarga jejum de 33 anos.