Luka Doncic foi a estrela da rodada de Natal da NBA. No último jogo da noite, o esloveno liderou o Dallas Mavericks no triunfo sobre o Phoenix Suns, no Footprint Center, no Arizona, por 128 a 114. O resultado deixou a equipe do Texas em sexto lugar na Conferência Oeste, com 17 vitórias e 12 derrotas.
Com 50 pontos na partida, Doncic ultrapassou a marca de 10 mil pontos na NBA. O ala-armador se tornou o sexto jogador a atingir o número antes de completar 25 anos. LeBron James, Kevin Durant, Kobe Bryant, Carmelo Anthony e Tracy McGrady são os outros integrantes desse sexteto. O esloveno precisou de 358 jogos para chegar ao feito.
Wilt Chamberlain foi o atleta que atingiu a marca de 10 mil pontos com menor número de jogos. Ele precisou de 236 partidas para o alcance. Depois dele surgem Michael Jordan (303), Elgin Baylor (315), Kareem Abdul-Jabbar (319), Oscar Robertson (334) e George Gervin (355).
Maior pontuador da noite de Natal de 2023, o esloveno registrou outra marca importante. Ele entrou no Top 3 da NBA dos cestinhas da rodada de 25 de dezembro, empatado com Rick Barry, que também anotou 50 pontos no feriado. Na frente da dupla estão Bernard King, com 60 pontos, e Wilt Chamberlain, com 59.
Além dos 50 pontos na partida, Doncic foi responsável por seis rebotes e 14 assistências durante o jogo contra o Phoenix. O Dallas dominou a partida durante a maior parte do tempo. A vitória da equipe texana foi ameaçada apenas no terceiro quarto, quando os donos da casa esboçaram uma reação, aproveitando o cansaço do jogador esloveno.
lo Phoenix, Grayson Allen foi o cestinha da equipe, anotando 32 pontos.