Em uma noite de festa para Luis Suárez, o Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0, na Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 50 mil gremistas lotaram o estádio para ver o último jogo do Pistolero na casa, e ele não decepcionou. Com um chute de fora da área no primeiro minuto do segundo tempo, o camisa 9 decidiu a partida e recolocou o time gaúcho no G-4. O Tricolor foi melhor durante a maior parte dos 90 minutos e ainda contou com o nervosismo do time carioca, que vai para a última rodada ameaçado de rebaixamento, mas dependendo apenas de sí.
Com a vitória, o Grêmio foi a 65 pontos, ultrapassou o Botafogo e agora é o quarto lugar na classificação. Com a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, o time gaúcho já não tem mais chances de título, mas depende apenas de si para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Já o Vasco segue em 16º, com 42 pontos. O Cruzmaltino não entrou na zona de rebaixamento graças a derrota do Bahia para o já rebaixado América-MG.
No 1º tempo, o Grêmio fez jus ao favoritismo e foi protagonista contra o Vasco. Como de costume no ano de 2023, Luís Suárez foi responsável pelos principais lances de ataque do tricolor gaúcho.
Aos sete minutos, o uruguaio recebeu a bola de Ferreirinha, deu linda caneta em Léo Pelé dentro da área, mas finalizou sem ângulo para fora. Depois, na metade dos 45 minutos iniciais, Reinaldo, de fora da área, soltou uma bomba cruzada, que passou perto da meta do goleiro Léo Jardim.
Aos 35, Luisito levou o torcedor gremista a delírio. Em cobrança de falta, ele fez um belo cruzamento para Rodrigo Ely, que cabeceou para o fundo das redes. No entanto, após revisão do VAR, o lance foi anulado.
Nos acréscimos, Suárez tentou mais uma de fora e Jardim defendeu. O Vasco se limitou a tentar contra-ataques para abrir o placar, mas não foi eficiente e o jogo foi para o intervalo 0 x 0.
A segunda etapa, por outro lado, já começou com bola na rede. Dessa vez sem anulação do VAR, Suárez fez um belo gol no primeiro lance. Nathan Fernandes acionou o camisa 9 na frente da grande área e, com muita categoria, Luisito finalizou colocado e sem chances de defesa do goleiro Léo Jardim.
Aós o gol, o Grêmio conseguiu se manter na frente no resto do jogo. Os gaúchos não conseguiram ampliar a vantagem, apesar de criarem uma série de lances de perigo, mas respiraram aliviados ao final da segunda etapa, já que houve diversas boas chances criadas pelo Vasco. Os goleiros Caíque e Léo Jardim fecharam os gols e o jogo terminou 1 x 0.