A Inglaterra estará na Euro 2024! Em reedição da final da última Eurocopa, os ingleses levaram a melhor sobre a Itália e venceram de virada, por 3 a 1, nesta terça-feira, no Wembley. Kane (duas vezes) e Rashford marcaram para os anfitriões, depois de Scamacca abrir o placar.
Com 16 pontos, a equipe de Gareth Soutghate não pode mais ser alcançada pela própria Itália, que cai para a terceira colocação, com 10 pontos. Mesmo que vençam os dois jogos restantes, os italianos no máximo igualam a pontuação dos ingleses, que têm vantagem no confronto direto. A Ucrânia é a segunda colocada, com 13 pontos, mas um jogo a mais que a Itália.
Em etapa movimentada, a Itália surpreendeu os donos da casa com bons contra-ataques e o gol de Scamacca, aos 14 minutos. Kane converteu penal sofrido por Bellingham e deixou tudo igual, aos 32. Após isso, o atacante participou mais do jogo e fez a seleção inglesa melhorar.
O segundo tempo seguiu movimentado, mas a Inglaterra foi estratégica e conseguiu a virada. O cenário da etapa final contou com mais presença ofensiva da Itália, mas Spalletti não se atentou em proteger a defesa nos contragolpes. A partir de duas escapadas em velocidade, os ingleses viraram o jogo. Primeiro com Rashford, aos 11, e depois com Kane, aos 31.
Essa foi a pimeira derrota da Azurra sob o comando do recém-chegado Luciano Spalletti, que terá uma missão complicada na reta final das eliminatórias. Os italianos, agora, têm dois jogos a serem realizados: contra a Macedônia do Norte, em casa, e a Ucrânia, fora. Se vencer a Macedônia daqui a exatamente um mês, a Itália chega para o confronto direto na rodada final com os mesmos 13 pontos dos ucranianos – mas com a vantagem do empate no critério do confronto direto. Se empatar ou perder diante dos macedônios, a equipe de Spalletti terá que vencer a Ucrânia fora de casa para conseguir uma vaga na Euro 2024.