O Boston Celtics segue vivo. Nesta quinta, dois dias depois de evitar a varrida do Miami Heat com uma vitória heróica fora de casa, o time de Jayson Tatum recebeu o rival no TD Garden e tratou de fazer o dever de casa. Sem darem chances a Jimmy Butler e companhia, os Celtics triunfaram por 110 a 97, diminuindo o confronto para 3 a 2.
O cestinha da partida foi Derrick White, que marcou 24 pontos, um a mais que Marcus Smart. Jaylen Brown (21 pontos), Jayson Tatum (21 pontos e 11 assistências) e Al Horford (11 rebotes) também tiveram participações importantes na vitória dos Celtics.
Pelo lado do Heat, Duncan Robinson anotou 18 pontos, dois a mais que Bam Adebayo. Já o astro Jimmy Butler pontuou 14 vezes, assim como Caleb Martin.
A vitória força o jogo 6 da série, que acontece no sábado, às 21h30 (horário de Brasília), em Miami. O Heat segue a uma vitória do título da conferência. Já o Boston precisa vencer para forçar o jogo 7, na segunda. Campeão do Oeste com uma varrida sobre o Los Angeles Lakers, o Denver Nuggets aguarda o adversário na decisão da temporada.
O jogo começou animado e nervoso. Com apenas três minutos jogados, o árbitro deu falta técnica de Jayson Tatum por reclamação. Aos quatro, Jaylen Brown acertou a primeira bola de três da partida, fazendo 9 a 5 para os Celtics. O lance embalou o time da casa, que matou mais duas bolas triplas em sequência, ambas com Marcus Smart: 15 a 5.Com um primeiro quarto avassalador, os Celtics dispararam e abriram 35 a 20 na parcial.
Diante de um Tatum implacável, o Heat ainda precisava suprir a ausência de Gabe Vincent, que se juntou a Victor Oladipo e Tyler Herro como desfalque após uma entorse no tornozelo.
Mesmo com as baixas, os visitantes ainda esboçaram reação no segundo período, mas não impediram a desvantagem de 61 a 44 para os donos da casa antes do intervalo.
O Heat voltou para o segundo tempo ainda mais distante do topo. Com Kyle Lowry abaixo e sem poder de reação, a franquia de Miami viu a diferença bater os 18 pontos no terceiro quarto.
Com a vitória encaminhada, os Celtics foram para a reta final para administrar a vantagem e coroar uma atuação de gala pela primeira vez em casa na série. Com seis bolas de três, Derrick White ainda atingiu a melhor marca da carreira em playoffs.
Em 149 séries de playoffs, nunca uma franquia conseguiu reverter uma desvantagem de 3 a 0 na NBA. Resta saber qual será o novo capítulo a ser escrito na Flórida.