A Premier League foi decidida. Neste sábado, o título foi confirmado para o Manchester City após o rival pela briga direta do caneco, o Arsenal, sair derrotado por 1 a 0 para o Nottingham Forest. Com isso, os Citizens conquistaram o terceiro título consecutivo, mesmo sem entrar em campo pela 37ª rodada. Foi o nono troféu nacional do City na história. Desde que a Premier League foi criada, em 92, esta foi a sétima vez que a equipe de Manchester saiu campeã da competição.
O Manchester City é campeão inglês com 85 pontos e a seguinte campanha até o momento: 27 vitórias em 35 jogos, além de quatro empates e quatro derrotas, com 92 gols marcados e 31 sofridos. Tricampeonato seguido da geração de De Bruyne e companhia.
Esta é a quinta vez que Pep Guardiola vence a Premier League com o Manchester City. Além disso, o técnico catalão conquistou quatro Copas da Liga Inglesa, duas Supercopas da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra.
Com o título, o time de Manchester completa uma semana perfeita. Na quarta-feira, os Citizens aplicaram uma goleada histórica por 4 a 0 diante do Real Madrid e se classificaram à final da Champions League – vai enfrentar a Inter de Milão. A expectativa agora é pela conquista da Tríplice Coroa. Além da final internacional, o City encara o Manchester United na decisão da Copa da Inglaterra.
Na era Premier League (desde 1992/93), o Manchester City é o segundo maior vitorioso, agora com sete troféus. Só o rival United tem mais, com 13. Chelsea, com cinco, Arsenal, três, e Blackburn, Leicester e Liverpool, com um cada, completam a lista de campeões no período.