Histórico! O desconhecido argentino Valentin “Taty” Castellanos se tornou um pesadelo do Real Madrid. Com quatro gols, o atacante de 24 anos humilhou o gigante europeu na vitória do Girona por 4 a 2 nesta terça-feira, no modesto estádio Municipal de Montilivi, pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol. Vinicius Junior e Lucas Vázquez descontaram para os merengues.
Revelado pela Universidad de Chile e emprestado pelo Grupo City ao Girona nesta temporada após cinco anos no New York City, dos EUA, Castellanos entrou em um seletíssimo grupo de jogadores que marcaram quatro gols em um só jogo contra o Real Madrid. Foram apenas dez na história. O último antes dele foi o polonês Robert Lewandowski, em um 4 a 1 do Borussia Dortmund pela semifinal da Champions League, no dia 24 de abril de 2013 – ou seja, há exatos dez anos e um dia!
Pelo Espanhol, o Real não levava um “poker” do mesmo jogador desde 1947, obra de Esteban Echevarría, do Oviedo, por sinal o único a fazer cinco gols no Real em uma goleada por 7 a 1. Castellanos perdeu a chance de chegar ao quinto gol ao ser substituído aos 26 do segundo tempo.
O show de Castellanos começou aos 11 minutos, abrindo o placar de cabeça. Aos 23, aproveitou lançamento longo, ganhou no corpo de Éder Militão e chutou na saída de Lunin, que substituiu o goleiro Courtois, vetado por gastroenterite. Vinícius Junior, lutador solitário de um Real apagado, descontou aos 33, após cruzamento de Asensio. No segundo tempo, com uma atuação coletiva ainda pior, o Real viu Castellanos marcar mais duas vezes, completando cruzamento do brasileiro Yan Couto logo no primeiro minuto, e aos 16, de novo sem marcação na área. O segundo gol do Real saiu apenas aos 39, após ótima jogada individual de Vinicius Junior, que serviu Lucas Vázques na área.
Com este resultado, o Real segue na vice-liderança, com 65 pontos e praticamente dá adeus às chances de título do Campeonato Espanhol. Na próxima rodada, vai enfrentar o Almería, no sábado, às 13h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu. Líder isolado, 11 pontos à frente do time da capital, o Barça visita o Rayo Vallecano nesta quarta podendo ampliar ainda mais a vantagem, com sete jogos para o fim do campeonato.