A 20ª edição da Copa do Nordeste inicia neste sábado, sendo a 11ª de forma ininterrupta desde 2013. A competição deste ano também será a que reunirá o maior número de clubes campeões. Dos nove que já levantaram a taça ao menos uma vez, apenas o América-RN está ausente da fase de grupos (foi eliminado pelo CSA na fase pré).
O regulamento será o mesmo das quatro últimas edições, com os times do Grupo A enfrentando as equipes do Grupo B (o que garante a realização de clássicos estaduais), com os quatro primeiros de cada chave avançando às quartas de final.
Na primeira fase eliminatória (quartas de final), disputada em jogo único na casa dos 1º e 2º colocados, os times se enfrentam dentro dos próprios grupo com o 1º enfrentando o 4º e o 2º jogando contra o 3º.
Assim como as quartas, a semifinal também será disputada em jogo único, com mando de campo da equipe com melhor campanha somando todas as fases anteriores. Já a decisão acontecerá com partidas de ida e volta.
Confira os grupos:
Grupo A: Atlético de Alagoinhas, CRB, Ferroviário, Fluminense-PI, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Sport e Vitória.
Grupo B: ABC, Bahia, CSA, Campinense, Ceará, Náutico, Santa Cruz e Sergipe.
Jogos de hoje: sábado, 21/1 ( todos nos horário de Brasília)
15h30 – Fluminense-PI x CSA, no Lindolfo Monteiro
17h30 – Fortaleza x Campinense, no Presidente Vargas
17h30 – Vitória x Santa Cruz, no Barradão
19h30 – Sport x ABC, na Ilha do Retiro
Domingo, 22/2
16h – CRB x Sergipe, no Rei Pelé
16h – Atlético de Alagoinhas x Náutico, no Carneirão
18h – Ferroviário x Ceará, no Presidente Vargas
19h – Sampaio Corrêa x Bahia, no Castelão
Com quatro conquistas, Bahia e Vitória são os times com o maior número de títulos. Porém, desde 2019, são os clubes cearenses que vêm dominando a competição, vencendo três das quatro últimas edições. Duas com o Fortaleza, campeão em 2019 e no ano passado, e uma com o Ceará, em 2020 – e sendo vice em 2021, quando perdeu a decisão para o Bahia. O outro título do Vozão foi em 2015.
O Sport, vice-campeão no ano passado, soma três conquistas. A primeira em 1994, na edição pioneira. Depois, o Leão levantou a taça em 2000 e 2014.
Outros quatro clubes viveram a glória de levantar o torféu ao menos uma vez: Sampaio Corrêa, em 2018; Santa Cruz, em 2016; Campinense, em 2013 e América-RN, em 1998.