Depois de dois dias sem jogos, a bola volta a rolar no Catar. No Estádio da Educação, Brasil e Croácia dão o ponta pé inicial para as quartas de final a partir de 12h (horário de Brasília). Em caso de empate a partida vai para prorrogação, e se persistir, pênaltis.
Tite decidiu manter o zagueiro Éder Militão como titular da lateral direita contra a Croácia. Alex Sandro, titular do Brasil nos dois primeiros jogos, está recuperado de lesão na região do quadril, mas começará no banco de reservas. Assim, Danilo mais uma vez será escalado na lateral esquerda.
Pelo lado croata, Dalic tem o time praticamente definido para o confronto. No meio-campo, o tripé Brozovic-Modric-Kovacic está garantido. Na lateral esquerda, Sosa, titular em toda a primeira fase da Copa, está recuperado de febre e assume a vaga de Barisic, que jogou nas oitavas contra o Japão.
No ataque, Perisic e Kramaric estão confirmados. A outra vaga será preenchida por um meia direita. As opções são Vlasic e Pasalic, com mais chances de o primeiro iniciar jogando, de acordo com a imprensa croata. Orsic era outra possibilidade, mas não participou do último treino, com febre, e ficará no banco de reservas.
O retrospecto favorece a seleção canarinho, que está invicta no confronto. A Croácia chegou a empatar um dos amistosos por 1 a 1, mas todos os demais jogos foram vencidos pelo Brasil.
Em 2006, Brasil e Croácia se enfrentaram na primeira rodada da Copa do Mundo. A seleção canarinho venceu o jogo por 1 a 0, com gol de Kaká. A Croácia seria eliminada na fase de grupos, enquanto o Brasil avançaria até às quartas de final, quando cairia para a França.
Duas edições depois, as seleções voltaram a cruzar na primeira rodada da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Desta vez, o Brasil venceu por 3 a 1, com dois gols de Neymar e um de Oscar. Neymar, inclusive, é apenas um de três jogadores que continuam no elenco da seleção neste Mundial, junto com Daniel Alves e Thiago Silva.
A última vez que os países se enfrentaram foi em um amistoso em 2018. O Brasil, já comandado por Tite, venceu a Croácia por 2 a 0, com gols de Neymar e Roberto Firmino.