O sonho do Hexa acabou. Quatro anos depois, o Brasil voltou a ser eliminados nas quartas de final e volta pra casa bem antes do esperado. No Estádio da Educação, Croácia e Brasil ficaram no 0 a 0 no tempo regulamentar. Já na prorrogação Neymar e Petkovic marcaram e a decisão foi para as penalidades, onde os atuais vice-campeões do mundo venceram por 4 a 2.
A partida foi bastante disputada, com a Croácia dando poucos espaços para o Brasil e conseguindo sair na criação de jogadas, sobretudo pelo lado direito com Juranovic ou com Modric recuando para armar. O Brasil encontrou poucos espaços e parou no goleiro Livakovic ao longo dos 90 minutos.
Na prorrogação, brilhou a genialidade do craque do time: Neymar tabelou duas vezes, invadiu a área, driblou o goleiro e marcou o gol do 1 a 0 no fim do primeiro tempo da prorrogação. A Croácia seguiu lutando e empatou perto do fim da segunda etapa da prorrogação, Depois de uma desorganização do sistema defensivo brasileiro, a Croácia saiu no contra a ataque até a bola terminr no pé de Petkovic que finalizou em cruzamento de Orsic, a bola desviou no joelho de Marquinhos e matou Alisson.
Nas cobranças, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram. A cobrança do atacante do Real Madrid parou nas mãos de Livakovic, enqquanto do zagueiro do PSG bateu na trave. Pela lado croata, todos acertaram as cobranças.
