A briga pelas três últimas vagas da Copa Libertadores marcaram o término do Campeonato Brasileiro 2022. Athletico-PR, Atlético-MG e Fortaleza se juntaram a Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo, sendo os clubes que vão representar o Brasil na competição continental do ano que vem.
Como o Flamengo foi o vencedor da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, abriu-se a possibilidade de até o oitavado colocado do Brasileirão entrar no seleto grupo classificatório para à Libertadores.
Na arena da Baixada, o Athletico-PR fez o dever de casa e venceu o Botafogo por 3 a 0, no jogo que era duelo direto para classificação do torneio internacional. Com a vitória, os atuais vice-campeões da Libertadores terminaram na sexta colocação, com 58 e conseguiram vaga direta para fase de grupos. Já ao alvinegro, restou disputar a Sul-Americana.
A partida tmabém marcou o fim da carreira de técnico do multicampeão Luiz Felipe Scolari. O técnico anunciou que vai dar um novo passo em sua trajetória no futebol, ele vai se tornar diretor técnico do Furacão. Ao fim da partida, ele se emocionou, deu volta olímpica ao redor do estádio e foi muito festejado pelos torcedores. Paulo Turra será o novo treinador do Athletico em 2023.
A vitória por 1 a 0 em cima do Corinthians na Neo Quimica Arena, garantiu ao Atlético-MG uma vaga na pré-Libertadores. Depois de uma temporada muito abaixo do esperado, o Galo terminou o campeonato na sétima colocação, com os mesmo 58 pontos do Athletico-PR, mas com uma vitória a menos.
O último brasileiro a entrar na disputa do torneio mais cobiçado da América do Sul foi o Fortaleza. Jogando na Vila Belmiro, o Tricolor venceu o Santos por 2 a 0 e garantiu a oitava colocação, com 55 pontos. Assim como o Atlético-MG, o Fortaleza vai disputar a fase que antecede a fase de grupos da competição.