Histórico e avassalador. Foi uma noite de superioridade, goleada e êxtase para o Flamengo na Libertadores. Com amplo domínio e muita facilidade, o Rubro-Negro goleou o Vélez Sarsfield por 4 a 0 no Estádio José Amalfitani e colocou um pé na final da maior competição sul-americana pela segunda temporada seguida (ou a terceira decisão em quatro anos). Pedro, três vezes, e Everton Ribeiro marcaram os gols da maior vitória do clube na Argentina pela Libertadores.
Com os três gols marcados contra o Vélez Sarsfield nesta quarta, Pedro chegou a 11 na Libertadores 2022 e igualou Zico (1981) e Gabriel Barbosa (2021) como o maior artilheiro do Flamengo em uma só edição da competição.
Essa foi apenas a terceira vez na história da competição que o time visitante marcou quatro gols no primeiro jogo de semifinal. O Flamengo também se tornou o time brasileiro com a maior goleada aplicada num argentino fora de casa.
A superioridade do Flamengo na disputa ficou clara durante todos os 90 minutos. O Vélez em momento algum ameaçou a vitória rubro-negra. A atuação do time argentino se resumiu a bolas jogadas na área sem perigo para Santos, (muitos) erros de passe, principalmente na saída de bola, e uma falta cobrada na trave. Já o Flamengo desfilou no José Amalfitani e mostrou toda a qualidade de seu elenco. Os ataques nasciam facilmente. O time foi para o intervalo com dois dois gols de vantagem ( Pedro e Everton Ribeiro), e o camisa atacante ainda marcou mais dois na segunda etapa.
Gabigol não fez o dele, mas não foi por falta de oportunidade. O camisa 9 desperdiçou duas chances claras, o que deixaria o Flamengo mais tranqüilo ainda. Apesar de não balançar as redes, Gabi participou bastante do jogo e deus duas belas assistências.
Com o 4 a 0, o Flamengo pode até perder por três gols de diferença no jogo de volta, dia 7 de setembro, no Maracanã, que mesmo assim garante sua vaga na decisão da Libertadores 2022. Vitória do Vélez por quatro gols leva a disputa para os pênaltis.