Voltar a Dallas é sempre especial para Luka Doncic. Foram anos jogando na cidade, com a camisa dos Mavericks, até a troca em fevereiro do ano passado. Agora ala-armador dos Lakers, o esloveno já enfrentou a ex-equipe quatro vezes e levou a melhor em todos os duelos. No sábado (24), anotou 33 pontos (cestinha da partida) e contribuiu para o triunfo de Los Angeles, fora de casa, por 116 a 110. De quebra, ainda se tornou o jogador mais novo a alcançar 1.500 cestas de três na NBA, aos 26 anos e 330 dias – com 32 dias a menos do que Jayson Tatum, do Boston Celtics.
Essa foi a segunda vez de Doncic como visitante em Dallas. Mesmo castigando os Mavs, o esloveno conta com o carinho dos torcedores. Antes da partida, recebeu muitos aplausos dos fãs presentes no American Airlines Center, casa da franquia texana.

Luka Doncic passa orientações durante Los Angeles Lakers x Dallas Mavericks — Foto: Jerome Miron-Imagn Images
Apesar da ótima atuação, ainda assim, os Lakers passaram por muitos problemas no terceiro período, quando perderam por 21 pontos. O herói da virada foi Rui Hachimura, com duas bolas de três decisivas nos minutos finais.
A partida começou morna, com as duas equipes num ritmo mais lento e gastando boa parte do tempo em cada posse. Os Mavs tentavam se manter na liderança com Max Christie e Brandon Williams, que conseguiam espaçam a defesa dos Lakers. Os angelinos só melhoraram quando Doncic chamou a responsabilidade e passou a arremessar na maior parte das jogadas dos Lakers. Calibrado, o esloveno levou a vantagem dos visitantes para três posses ainda no primeiro período.
Os Lakers seguiram melhores na segunda parcial, ainda com Luka liderando as ações da equipe, quase chegando ao triplo-duplo ainda no primeiro tempo. OS Mavs conseguiram reduzir os erros e desacelerar um pouco o jogo, mas a diferença seguiu subindo, chegando na marca de dois dígitos.
Mas na volta do intervalo os Mavs conseguiram equilibrar o jogo. Com uma sequência de 10 x 0, muito por conta das boas jogadas de Cooper Flagg, tanto nos pontos como nas assistências, Dallas encostou no placar, obrigando JJ Reddick a pedir tempo. Mas sem sucesso. Os erros dos Lakers seguiram, até mesmo em arremessos completamente livres, e Brandon Williams seguiu inspirado. Embalados pela torcida, os Mavs venceram o período por 21 pontos de diferença, e conquistaram boa vantagem no placar.
O ritmo se manteve nos minutos iniciais do último período, mas aos poucos os Lakers melhoraram, especialmente com a formação sem pivôs. E foram justamente os visitantes que conseguiram, agora, uma corrida de dez pontos, obrigando Jason Kidd a pedir tempo. Com três minutos restantes no cronômetro, a diferença já estava em apenas uma posse.
Com LeBron e Doncic bem marcados, sobrou para Rui Hachimura ser o herói da noite. O japonês emendou duas bolas de três pontos em sequência, virando a partida para a franquia de Los Angeles. Os Mavs não conseguiram mais pontuar, e os Lakers ainda viram Marcus Smart e Doncic darem números finais ao jogo: 110 x 116.
