O Chicago Bears conseguiu uma virada histórica e heróica na madrugada deste domingo (11) e segue vivo nos playoffs da NFL. A equipe mandante venceu o rival Green Bay Packers de virada, por 31 a 27, no Soldier Field, em Chicago, depois de ir ao intervalo com apenas três pontos marcados no placar e perdendo por 18 de diferença. Com o resultado, a franquia alcança seu primeiro triunfo em pós-temporada na elite do futebol americano após 15 anos.
Agora, o time aguarda o vencedor do duelo entre San Francisco 49ers (#6) e Philadelphia Eagles (#3), que se enfrentam nesta tarde, para conhecer o adversário na segunda rodada do mata-mata. No entanto, já sabe que jogará em casa novamente por ser o cabeça de chave 2 da Conferência Nacional (NFC) e que não medirá forças com o Seattle Seahawks, que avançou direto para o Divisional Round.

Cairo Santos chuta Field Goal durante jogo entre Bears e Packers, pelo Wild Card da NFL — Foto: Todd Rosenberg/Getty Images
Apesar de encerrarem a temporada regular na liderança da NFC Norte, com 11 vitórias e seis derrotas, os Bears foram para o duelo em busca da recuperação após dois jogos seguidos sem saber o que é vencer. Na vice-liderança da divisão, com nove vitórias e seis derrotas, os Packers viajaram com missão semelhante após amargarem um jejum de quatro partidas sem o resultado positivo.
Em campo, quem começou a escrever a história da partida foi o brasileiro Cairo Santos, que abriu o placar no field goal. A alegria dos donos da casa, no entanto, durou pouco. Ainda no primeiro quarto, os Packers viraram a partida no touchdown de Christian Watson em passe de Jordan Love.
Coube ao quarterback de Green Bay conduzir a franquia visitante a uma diferença de três posses de bola ainda antes do intervalo. Foi dele o passe para os TDs de Jayden Reed e Romeo Doubs.
Com a desvantagem em 21 a 3, os Bears voltaram ao segundo tempo com a missão de reverter o placar e resgatar a esperança da torcida nas arquibancadas. A depender de Cairo Santos, o roteiro já sinalizava outro desfecho.
Com 100% de aproveitamento, o brasileiro foi a fonte de pontuação da franquia de Chicago até o último período. Foi quando D’Andre Swift disparou para anotar o primeiro touchdown da equipe, deixando a partida indefinida.
A alegria dos anfritriões só não foi maior pois, a seis minutos para o fim, o calouro Matthew Golden fez fila na defesa para anotar seu primeiro TD do ano e ampliar a vantagem para os Packers.
Sem abrir mão da classificação, os Bears ainda responderam no TD de Olamide Zaccheaus e na conversão de dois pontos do calouro Colston Loveland. Não bastasse isso, viram Brandon McManus isolar o ponto extra a menos de três minutos do fim.
O que parecia impossível partiu das mãos de Caleb Williams, que comandou seu primeiro TD aéreo da pós-temporada ao lançar D. J. Moore, que invadiu a endzone e coroou a virada histórica dos Bears, que seguraram o ímpeto de Jordan Love e sepultaram o caminho dos Packers na liga.
