Depois de oito anos, ele está de volta. O Santos anunciou na manhã deste sábado a contratação do atacante Gabigol, que estava no Cruzeiro. Formado pelo Peixe, o jogador retorna ao clube cedido por empréstimo por uma temporada.
Desde o fim do ano passado, os dois clubes negociavam para o empréstimo do atleta de 29 anos. Pesou a favor do Santos a vontade do próprio jogador em retornar ao clube em que o revelou.

Gabigol é anunciado pelo Santos — Foto: Divulgação
A demora para que o negócio fosse concretizado se deu porque Raposa e Peixe precisavam alinhar um acerto financeiro para viabilizar a vinda do atacante, que teria pouco espaço no Cruzeiro comandado por Tite. No clube mineiro, o jogador tinha vencimentos que estão acima de R$ 2,5 milhões. A chegada do ex-treinador da seleção brasileira praticamente eliminou qualquer chance de Gabigol permanecer na Toca da Raposa.
Diante deste cenário, o Santos virou alternativa, mas colocou a exigência de dividir o salário como condição para negociar. Para este ano, o Peixe quer equilibrar as finanças e procura saídas de atletas para pelo menos manter o atual patamar salarial. Guilherme, por exemplo, deve ser vendido a um clube dos Estados Unidos.
Formado nas categorias de base do Peixe, Gabigol disputou 210 jogos pelo Santos, com 84 gols e 13 assistências. Ele foi artilheiro do Brasileirão em 2018, com 18 gols, três vezes artilheiro da Copa do Brasil, além de bicampeão paulista (2015 e 2016).
No Santos, Gabigol terá a oportunidade de atuar ao lado de Neymar. Os dois estiveram juntos em campo pelo Peixe apenas uma vez, na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro de 2013.
