Depois de 28 anos, A Noruega volta a jogar uma jogar a Copa do Mundo. A última vez que a seleção havia participado foi no mundial de 1998. A vitória de virada por 4 a 1 sobre a Itália neste domingo confirmou a classificação na liderança do Grupo I, na décima e última rodada das Eliminatórias. Os italianos começaram melhor no San Siro e abriram o placar com Esposito, mas não sustentaram no segundo tempo. Nusa empatou, Haaland fez dois para virar, e Larsen fechou o caixão nos acréscimos. A equipe de Gattuso disputará a repescagem.
A Noruega garantiu a vaga no Mundial com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias europeias – oito vitórias seguidas. Líder do Grupo I com 24 pontos, 37 gols marcados e apenas cinco sofridos. A edição de 2026 será a quarta da seleção nórdica, que também disputou em 1938, 1994 e 1998. O melhor desempenho foi na última, quando chegou às oitavas de final.

Erling Haaland comemor um dos gols da classificação – Daniela Porcelli/Sports Press Photo/Getty Images
Erling Haaland escreveu mais um capítulo da sua história memorável com a seleção norueguesa. Com os dois que viraram o jogo sobre a Itália, o camisa nove chega a 16 tentos marcados somente nas Eliminatórias, além de duas assistências. Agora, ele soma 19 gols na atual temporada e 55 em 48 jogos com a camisa da Noruega.
Já a Itália, com 18 pontos, ficou com a segunda posição da chave. Os italianos, desta forma, vão disputar a repescagem. É a terceira vez seguida que o país não consegue a vaga direta ao Mundial. Nas outras duas vezes, a Azzurra acabou fora da Copa do Mundo.
