Novak Djokovic esbanjou repertório na vitória no ATP 250 de Atenas, na tarde deste sábado (8). O sérvio de 38 anos mostrou que continua firme nas quadras ao vencer Lorenzo Musetti, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 7/5. Com a conquista, o ex-número 1 do mundo se juntou a Roger Federer e Jimmy Connors, como os únicos tenistas a somar mais de 100 títulos na Era Aberta.
Conhecido por executar viradas surpreendentes, Djoko não fez diferente na quadra de Atenas. O tenista acabou sofrendo uma quebra precoce, ainda no primeiro set, mas chegou determinado a reverter o quadro na segunda parcial, e assim o fez. No terceiro set, conseguiu mais uma quebra e selou a vitória para o 101º título da carreira. Sendo assim, Djokovic entrou para o seleto grupo de tenistas com mais de 100 vitórias na história, ao lado do suíço Roger Federer, com 103, e do americano Jimmy Connors, com 109. O sérvio ingressou no trio centenário em maio, ao vencer o ATP 250 de Genebra.

Novak Djokovic venceu o ATP 250 de Atenas, na Grécia, mas não vai disputar o ATP Finals. Foto: Yorgos Karahalis / AP
A partida começou com um game para cada lado, mas em um vacilo de Djokovic, Musetti logo conseguiu a quebra, com uma bola na linha. O italiano aproveitou o embalo para abrir 40 a 0 no game seguinte. O ícone sérvio tentou uma reação, mas não foi suficiente para evitar mais um serviço confirmado pelo rival. Lorenzo teve o duplo break point, mas desta vez, Novak escapou da quebra e definiu o saque. O jogo seguiu parelho, o que fez com que a vantagem da quebra anterior garantisse o primeiro set em 6/4 para o italiano.
Determinado a virar o jogo, Djokovic começou o segundo set com dois aces e fechou o primeiro game sem deixar o adversário pontuar. Disputado ponto a ponto, o duelo chegou a 2 a 1 para o sérvio. No quarto game, o sérvio mostrou uma reação impressionante, ao se jogar no chão e arremessar a raquete para tentar uma defesa, que acabou não dando certo, mas que garantiu os aplausos da torcida. Musetti acabou confirmando o serviço, mas a exibições do craque continuaram no game seguinte.
O sérvio se jogou no chão para uma defesa impressionante, executou um dos famosos espacates, conseguiu o ponto e levou a torcida à loucura. Com um saque indefensável, fechou mais um ponto a seu favor na parcial. Com um pontaço em que chegou a rolar duas vezes no chão, Djokovic conseguiu sua primeira quebra sobre o rival, abrindo 5 a 3. Musetti chegou a ter o break point, mas Novak selou o empate com um belíssimo ace.
No set decisivo, Lorenzo começou sacando e logo o placar foi a 1 a 1. No terceiro game, Djoko abriu distância e teve três break points. O italiano conseguiu salvar os dois primeiros, mas sucumbiu ao astro sérvio com uma bola na rede, sofrendo sua segunda quebra no jogo. Em um game muito disputado, Lorenzo se impôs e quebrou Novak, fazendo 3 a 3, mas o rival devolveu na mesma moeda, em 4 a 3. Com mais um saque confirmado para cada jogador, Musetti surpreendeu com mais uma quebra. Djoko mostrou resiliência, se recuperou mais uma vez, e selou a vitória em 7/5.
