O Atlético-MG chegou a abrir 2 a 0, mas perdeu o fôlego na altitude de La Paz, na Bolívia, e sofreu o empate do Bolívar, no Estádio Hernando Siles, na partida de ida das quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana.
A volta das quartas de final está marcada para a próxima quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), na Arena MRV. Quem vencer se classifica, enquanto um novo empate leva a decisão para os pênaltis. O classificado à semifinal vai enfrentar Independiente del Valle ou Once Caldas.
O Atlético-MG seria o quarto brasileiro a vencer o Bolívar nos 3,6 mil metros de altitude, repetindo os feitos de Grêmio (1983), Palmeiras (2020 e 2025) e Internacional (2023). No geral, o Bolívar tem 12 vitórias, cinco empates e quatro derrotas contra times brasileiros no Hernando Siles.

Bolívar x Atlético-MG – foto Pedro Souza
Como era de se esperar, o Bolívar começou a partida pressionando o Atlético-MG. Cataño e Melgar arriscaram de fora da área, enquanto Cauteruccio parou em Everson. Preservado por Sampaoli, Hulk
Depois de diminuir o ritmo, os donos da casa voltaram a criar chances da reta final do primeiro tempo. Everson fez mais uma boa defesa na finalização de Cataño e a cabeçada de Jesús Sagredo saiu rente a trave.
Até que aos 44 minutos, Gustavo Scarpa recebeu de Rony e rolou para Alexsander abrir o placar para o Atlético-MG. Seis minutos depois, Scarpa cobrou falta e Vitor Hugo, livre de marcação, cabeceou para fazer 2 a 0.
O Bolívar voltou para o jogo logo aos dois minutos da etapa final. Melgar cobrou escanteio e Robson Matheus, de cabeça, diminuiu. O balde de água fria veio aos 10, quando Gariglio foi expulso depois do árbitro ser chamado pelo VAR após um carrinho no tornozelo de Caio Paulista. Inicialmente, o zagueiro recebeu o amarelo.
Mesmo com um a menos, o Bolívar teve uma grande chance de empatar aos 22 minutos, quando a bola acertou o braço de Lyanco dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Cauteruccio cobrou forte, no travessão.
A partida seguiu sem maiores emoções até os 41 minutos, quando o Bolívar teve mais um pênalti depois do cruzamento acertar o braço de Igor Gomes dentro da área. Dorny Romero deslocou Everson e deixou tudo igual.