Foi mais um duelo de tirar o fôlego do torcedor são paulino. Com emoção até o fim, o São Paulo garantiu a classificação para as quartas de final da Conmebol Libertadores. Depois de empatar por 1 a 1 com o Atlético Nacional na noite desta terça-feira, no Morumbis, o Tricolor confirmou a vaga nas cobranças de pênaltis. No tempo normal, André Silva abriu o placar para o São Paulo logo no início da partida, mas Morelos, de pênalti, deixou tudo igual na segunda etapa. Nas penalidades, o Tricolor viu Rafael brilhar mais uma vez e o travessão parar a cobrança de Hinestroza. Coube ao português Cédric converter a última e decisiva cobrança que garantiu o time são-paulino na próxima fase.
Classificado, o São Paulo vai enfrentar na próxima fase o vencedor do confronto entre Botafogo e LDU, do Equador – os brasileiros estão em vantagem depois da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, no Rio de Janeiro. Dono da segunda melhor campanha geral, o Tricolor decidirá a vaga para a semifinal no Morumbis.

Lucas e Sabino comemoram classificação do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Antes mesmo do primeiro minuto, uma boa troca de passes dentro da área entre Cedric e Rodriguinho quase terminou no gol do meio-campista. Na sequência, após cobrança de escanteio, Alan Franco desviou na primeira trave e deixou André Silva com o trabalho de completar para fazer 1 a 0. Em vantagem, o Tricolor controlou bem a partida e tentou buscar o ataque em saídas de velocidade, mas não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Ospina.
Os visitantes deram trabalho para Rafael somente no fim da primeira etapa. Aos 38, Morelos finalizou de fora da área e viu o goleiro são-paulino cair no canto esquerdo para fazer a defesa.
O São Paulo voltou do intervalo pressionando. Aos 9, Enzo Díaz apareceu pela esquerda, arriscou finalização de fora da área e viu a bola passar perto do gol defendido por Ospina. Com campo para contra-atacar, mas sem poder para decidir o jogo, o Tricolor não aproveitou os espaços e viu o Atlético Nacional aproveitar.
Antes do empate, Rafael já havia salvado os donos da casa aos 16 minutos com duas defesas em sequência, na primeira depois de chute de Hinestroza e no rebote, após desvio de Morelos. Mas o goleiro não conseguiu evitar o empate aos 24 minutos, quando Morelos cobrou penalidade com força, rasteiro, no canto direito, e venceu o são-paulino.
Com um a mais – já que Cardona foi expulso após provocar Ferraresi -, o Tricolor se lançou ao ataque, mas sem muita organização. Aos 39, Luciano quase marcou um gol improvável – caído no chão, ele desviou chute do defensor e obrigou Ospina a fazer grande defesa. Pouco depois, Ferreira ficou com a bola dentro da grande área e finalizou com força, mas o goleiro colombiano evitou o gol são-paulino.
A torcida são-paulina começou a disputa respirando aliviada, após o goleiro Rafael abrir as cobranças defendendo o chute de Uribe no canto esquerdo. Lucas converteu o primeiro do São Paulo, mas Marcos Antônio parou na trave no segundo, e deixou tudo igual na disputa. No entanto, Hinestroza acertou o travessão na cobrança final do time colombiano, enquanto Cédric bateu com segurança o chute decisivo que levou o São Paulo às quartas de final.