Brasil perde para os EUA por 92 a 84 e fica com a medalha de prata na Copa América Feminina

Date:

A seleção americana de basquete venceu a Seleção Brasileira por 92 a 84, neste domingo, em Santiago, no Chile, com virada no último quarto e conquistou o quinto título da Copa América Feminina. O Brasil segue como maior vencedor da Copa América Feminina com sete troféus (1997, 2001, 2003, 2009, 2011 e 2023).

De quebra, as campeãs olímpicas e mundiais, que contaram com jogadoras universitárias, garantiram a vaga na Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. O Brasil ficou com a prata na primeira competição sob o comando da técnica Pokey Chatman e vai ter de conquistar um posto na Copa do Mundo durante o pré-Mundial em março do ano que vem.

Na final deste domingo, Damiris foi a cestinha com 35 pontos. Bella Nascimento também se destacou com 24 pontos e cinco bolas de três pontos convertidas. Kamilla Cardoso cometeu faltas logo no começo do jogo e teve que ficar muito tempo no banco de reservas para não acabar estourando o limite de cinco faltas. Ainda fez 19 pontos, mas saiu frustrada por não ter conseguido liderar o Brasil em quadra.

As americanas foram lideradas por Mikayla Blakes (27 pontos) e Hannah Hidalgo (16 pontos) para conseguir o título. As duas foram eleitas para o quinteto ideal da competição, junto com Damiris, Kamilla e a canadense Syla swords. Blakes foi eleita a MVP.

Brasil e EUA na Americup — Foto: FIBA

O Brasil liderou o placar no início do jogo explorando a força de Kamilla no garrafão. A brasileira da WNBA, porém, cometeu duas faltas precoces e foi cedo ao banco de reservas. Bella Nascimento então liderou o Brasil com arremessos certeiros. Só que as americanas cresceram nos rebotes e viraram, abrindo quatro pontos. Coube a Damiris, com dez pontos só no primeiro quarto, impedir que as americanas desgarrassem no placar: 25 a 22.

Kamilla voltou à quadra no segundo quarto e puxou com Damiris uma arrancada de dez pontos para o Brasil, dominante no garrafão: 32 a 25. Só que uma falta de ataque colocou a pivô de volta no banco de reservas. Os Estados Unidos aproveitaram para voltar ao jogo sob o comando de Mikayla Blakes, que anotou 14 pontos só no segundo quarto. As americanas lideraram o placar, mas Damiris, chegando a 20 pontos no primeiro tempo, fez o Brasil seguir na cola. Nos segundos finais, Bella voltou a aparecer com um arremesso de três pontos e três lances livres convertidos depois de uma falta em uma segunda tentativa de chute de longe. Foi o que o Brasil precisou para ir ao intervalo em vantagem: 47 a 45.

Com Kamilla de volta à quadra, o Brasil cresceu no início do terceiro quarto e abriu sete pontos (56 a 49). Só que a pivô cometeu mais uma falta e voltou ao banco de reservas pouco antes do meio da parcial. Damiris mais uma vez virou a bola de segurança do Brasil, mas uma série de erros brasileiros permitiram a virada americana (64 a 61). O arremesso certeiro de Bella voltou a aparecer para empatar, e Damiris, com oito pontos no terceiro quarto, colocou o Brasil em vantagem: 66 a 65.

No último quarto, as americanas montaram uma marcação pressão eficiente, roubaram muitas bolas e abriram dez pontos de vantagem (85 a 75). Kamilla voltou à quadra e puxou uma reação com Damiris, mas já não havia tempo para uma virada. As americanas venceram por 92 a 84 e celebraram o título.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Ancelotti convoca seleção brasileira com nove novidades; Neymar fica de fora

O técnico Carlo Ancelotti convocou hoje a seleção brasileira...

Sem dificuldades nenhuma, Brasil atropela Grécia por 3 a 0 na estreia do Mundial

Dominante o tempo todo, o Brasil estreou com vitória...

Na altitude de Quito, Botafogo não segura pressão, perde por 2 a 0 da LDU e está eliminado

Atual campeão da Libertadores, o Botafogo perdeu por 2...